quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Live Messenger no Linux: Tutorial de Instalação

Os IMs para Linux estão em processo de evolução, isso é óbvio. Apesar da nova geração estar chegando - com o Emesene 2, aMSN 2, KMess, Galaxium, entre outros, a atual geração de IMs deixa - e muito - a desejar para o Live Messenger, principalmente ser formos falar do lado visual.


Até pouco tempo atrás, eu nunca havia ouvido falar de alguém que houvesse instalado o Live Messenger com sucesso. Encontrei o tutorial num blog na última semana, testei e vi que funciona. Por isso eu resolvi postar hoje a tradução/adaptação desse tutorial que eu segui.



Você precisa saber de algumas coisas antes de iniciar esse tutorial:


> Não, eu não estou querendo trazer o Windows para o Linux. Mas é inegável que o Live Messenger está "anos luz" a frente dos IMs do Linux;


> O tutorial foi testado no Big Linux 5 beta, com repositórios do Ubuntu Karmic Koala;


> O processo é praticamente todo feito via terminal, então, não se assuste com a quantidade de comandos que eu vou colocar aqui;


> Não, o Live Messenger não funciona da mesma maneira como funciona no Windows. Como vocês devem saber, o Wine é uma "gambiarra" - no bom sentido - para fazer aplicativos e jogos do Windows funcionarem no Linux. Apesar de ter melhorado muito nos últimos tempos, o Wine ainda não consegue reproduzir corretamente o ambiente Windows. Por isso, alguns lags principalmente na interface do Live Messenger serão notados.


Você vai precisar ter o Wine instalado em sua máquina. Para fazer isso, basta ir ao Synaptic e instalá-lo. O Winetricks é outro fator essencial de todo o processo. Esses são os comandos, via terminal, para a instalação do Winetricks:



wget http://www.kegel.com/wine/winetricks

chmod +x winetricks

sudo mv winetricks /usr/local/bin


Entendendo os comandos acima:


> "wget" é o programa que baixa arquivos via terminal, um gerenciador de downloads muito simples, se você preferir chamá-lo assim;


> "chmod +x" dá permissão de execução ao arquivo "winetricks", que foi baixado no comando anterior;


> "sudo" dá permissões de super usuário ao comando;


> "mv" é o comando para enviar um arquivo para outra pasta. A utilização é sempre essa "mv arquivo /pasta/de/destino/".


Depois de executar essas tarefas via terminal, o Winetricks estará disponível via um simples Alt+F2 ou digitando "winetricks" no terminal. O papel desse programinha no nosso tutorial é instalar as dependências que o Live Messenger tem no Windows. Essa é a lista de dependências que você precisa instalar no Winetricks:



corefonts

flash

gecko

gdiplus

msls31

msxml3

riched20

riched30

tahoma


Para instalar todas, basta ir achando uma por uma na janela do Winetricks e ir selecionando, apertando o botão "Shift" ao clicar na dependência.


Outra parte, obviamente importante desse processo de instalação é ter o instalador do Live Messenger. O Wine não consegue fazer funcionar o instalador fornecido pela microsoft, pois o mesmo baixa o arquivo *.msi utilizado na instalação da internet. Por isso, você vai precisar ter o arquivo msi do Live Messenger 2008 ou 2009. Você pode consegui-lo de duas formas:


1ª - Se você tem o HD particionado entre Windows e Linux, instale o Live Messenger pelo Windows. O Msi do msn ficará na pasta Arquivos de Programas/Arquivos Comuns/WindowsLiveInstaller/MsiSources e "Install_{508CE775-4BA4-4748-82DF-FE28DA9F03B0}.msi" será o nome do arquivo. Basta copiá-lo através do Linux e continuar o processo de instalação;


2ª - Se você só tem o Linux no HD, vai precisar baixar o MSI da internet (como eu fiz). Procurando no Google pelo nome "Install_{508CE775-4BA4-4748-82DF-FE28DA9F03B0}.msi" você chegará a ele. Não posso colocar o link direto, pois o Tio Bill Gates não iria gostar muito disso.


Depois de ter obtido o arquivo para instalar o Live, vamos ao processo de instalação em si. Esqueça a história do duplo clique do mouse no ícone do instalador. Como eu havia dito no ínicio, tudo vai precisar ser feito via terminal. Esses são os comandos:



cd /pasta onde está o arquivo

msiexec /i Install_{508CE775-4BA4-4748-82DF-FE28DA9F03B0}.msi


Entendendo o comando acima:


> "cd" muda a pasta de trabalho atual para a indicada;


> "msiexec" irá executar o processo de instalação do arquivo indicado.


Depois de digitar os comandos acima, o processo de instalação irá ocorrer em modo texto mesmo. Se tudo ocorrer bem, uma boa etapa desse processo já terá passado. Agora vamos configurar o wine corretamente. Digite no terminal:



winecfg


A janela de configuração do wine irá abrir. Vá em "Adicionar Aplicativo" e selecione o arquivo msnmsgr.exe, dentro da pasta ~/.wine/drive_c/Program Files/Windows Live/Messenger, e adicione a ele a opção de compatibilidade com W
indows 2000. Essa parte é muito importante, pois caso não faça, o Live Messenger não irá funcionar. Depois disso você pode fechar a janela de configuração. Ainda no terminal, digite "wineboot". Se tudo ocorreu bem com sua instalação, o Live Messenger deverá abrir depois de algum tempo.


Não testei todas as funções do Live Messenger, como a câmera, por exemplo. Só testei o chat, que é o que eu utilizo. Alguns bugs na "emulação" do Live são conhecidos, como fotos dos contatos que não aparecem. Eu também tive problemas com a renderização da parte de cima da janela principal do Live, onde ficam o Apelido e a mensagem. No mais, bons teste.



Fontes:



http://wiki.winehq.org/winetricks

http://wine-review.blogspot.com/2009/02/msn-messenger-2008-and-2009-on-linux.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário