quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lançado Linux Mint 9

A espera terminou. A versão 9 do Linux Mint, denominada de Isadora, já está pronta para download. O sistema é baseado no renomado Linux Ubuntu e atualmente encontra-se em terceiro lugar de popularidade, perdendo apenas para o Ubuntu e Fedora, segundo o DistroWatch.Já que ele é baseado no sistema da Canonical, alguns podem vir perguntar "Qual a vantagem de utilizar o Mint ao invés do próprio Ubuntu?". A explicação é bem simples:


O primeiro ponto rapidamente percebido pelo usuário ao utilizar o LiveCD do Mint, é o visual. Mesmo o Ubuntu tendo renovado totalmente sua aparência, o seu descendente utiliza um tema bem diferente. Começando pelo painel, que ele utiliza apenas um ao invés dos dois padrões em distros com o Gnome. No único painel inferior, encontram-se o menu, a lista de janelas, ícones de notificação e o relógio. Falando em menu, a aparência dele no Mint é totalmente modificada e muito organizada, lembrando bastante o Kickoff do KDE4.




[caption id="attachment_794" align="aligncenter" width="300"] Área de Trabalho[/caption]

Antes de dizerem que o Mint é apenas um Ubuntu com um tema diferente e um menu mais bonitinho, vamos ver sua grande vantagem frente o sul-africano.


Se após terminarmos a instalação  do Ubuntu formos escutar algum de nossos mp3, ou até mesmo assistir a um vídeo no Youtube, vamos perceber que ele não vem pronto "de fábrica" para isso. É necessário o download dos codecs e do Flash Player para executar tais atividades. Com o Mint, essa dificuldade é inexistente. Todos os codecs necessários para reprodução de músicas e vídeos são instalados junto com o sistema, deixando o SO realmente pronto para uso assim que o processo de instalação for concluído.


Assim como o Lucid Lynx, o Isadora também é versão LTS (Longo Tempo de Suporte), onde os desenvolvedores garantem atualizações para o sistema em um período de 3 anos.


Mas não para por aí. O Mint contém ainda os destaques dessa versão, que dentre eles podem ser citados o novo gerenciador de softwares, que conta com mais de 30 mil programas. O Gerenciador de Backup também é mais um diferencial do sistema, já que com ele fica fácil backupear todos os dados do usuários. Instalação OEM para fabricantes e distribuidores já venderem computadores com o sistema pré-instalado. Versão 64bits e em DVD completam a lista para os usuários.


Gostou do sistema e quer conhecê-lo? Fácil! Acesse a página oficial e faça o download. Simples, rápido, fácil, gratuito e o melhor... Livre!

14 comentários:

  1. Saberia me dizer como a Mint pode incluir os codecs proprietarios sem ter problemas legais?
    Eu prefiro a ubuntu, mas indico a mint pra quem tà começando com o linuxo, ou quando tenho pressa pra instalar e nao tem uma boa conexao...

    ResponderExcluir
  2. Até onde eu sei, não pode. Os mesmos problemas que o Ubuntu poderia ter, o Mint também pode.

    É um risco que o pessoal de desenvolvimento está assumindo.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Martiniano19 maio, 2010 20:27

    Eu também não entendo como eles fazem. Mas concordo com o Cleiton. Acho que não podem. Eles assumem um risco.

    ResponderExcluir
  4. Acho que TODOS que usarem correm o risco. Pois quando você baixou e instalou sabe da existência dos Codec's.

    É como ter o Rwindows e depois baixar algum outro programa pirata. A diferença é que no Mint já vem instalado... não seria assim?

    ResponderExcluir
  5. É mais ou menos isso.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo Martiniano21 maio, 2010 08:25

    Acho que houve algum engano. Os codecs não são softwares piratas. Eles apenas permitem que o SO consiga executar determinado arquivo. Parece que em alguns países, eles não são permitidos. Por isso algumas distros não vêm com eles para evitar esse tipo de problema. Não tenho certeza se é isso mesmo e muito menos se o Brasil está dentro desses países.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo estou com um pequeno problema, pois instalei o Linux Mint 9 Lxde e o mesmo não reconhece a placa geforce fx5200 e não consegue detectar a placa e todas as vezes que entro o meu monitor não detecta a resolução e eu tenho que mudar a mesma, instalei o drive pelo sinaptyc mas mesmo assim agora a resolução não passa de 800x600, gostaria de saber se tem como resolver isso. Pois o meu Mint 8 estava redondinho e depois que instalei o Mint 9 LXDE estou tendo este problema.

    ResponderExcluir
  8. Gilson, pelo que andei procurando pela rede, sua placa é problemática mesmo. A única coisa que se encaixaria mais ou menos no problema que você descreveu é esse link, mas não sei se vai resolver teu problema:

    http://softwarelivre.org/titao/blog/configurar-a-resolucao-da-placa-de-video-nvidia-geforce-fx-5200-no-ubuntu-9.10-resolvido

    ResponderExcluir
  9. Cleiton eu já li este post mais como o meu é LXDE o mesmo não tem o Xorg.conf

    ResponderExcluir
  10. Gilson, toda distro tem xorg.conf. O Linux que você está utilizando pode não ter essas informações, mas que o xorg tá lá, ele tá.

    ResponderExcluir
  11. Cleiton então este deve ser o problema, pois tentei seguir o tutorial e não encontrei o Xorg.conf

    ResponderExcluir
  12. O Mint LXDE não usa o xorg,conf e nem o menu.list. Fato.
    http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=302

    ResponderExcluir
  13. Ricardo, achei o Mint interessante, até instalei para ver. Ele não reconheceu todo o meu hardware, mas até ai dá pra resolver. Eu prefiro distros com temas mais claros e um pouco diferente do Mint. Achei a instalação dele um pouco complicada perto de outras distros.
    Não levem a mal, (eu ví que pessoas que colocaram uma opinião não-favorável ao mint tiveram seus comentários moderados no br-linux), não vi muitas inovações no mint. Tudo que ele faz muitos outros fazem, muitas vezes fazem até mais e melhor. Mas linux é assim: cada um tem um que prefere mais...
    Com relação aos codecs é necessário ver a licença do desenvolvedor da tecnologia, alguns plugins podem vir instalados, outros precisam que seja aceita a licença do software.

    ResponderExcluir
  14. Ricardo, achei o Mint interessante, até instalei para ver. Ele não reconheceu todo o meu hardware, mas até ai dá pra resolver. Eu prefiro distros com temas mais claros e um pouco diferente do Mint. Achei a instalação dele um pouco complicada perto de outras distros.
    Não levem a mal, (eu ví que pessoas que colocaram uma opinião não-favorável ao mint tiveram seus comentários moderados no br-linux), não vi muitas inovações no mint. Tudo que ele faz muitos outros fazem, muitas vezes fazem até mais e melhor. Mas linux é assim: cada um tem um que prefere mais…
    Com relação aos codecs é necessário ver a licença do desenvolvedor da tecnologia, alguns plugins podem vir instalados, outros precisam que seja aceita a licença do software.


    De forma alguma moderaríamos seu comentário por não gostar tanto do Mint. Esse é um direito seu e o Software Livre nos dá opção de escolha. Eu vejo que ele é um Ubuntu melhorado e nada mais. Mas para mim, isso pode fazer uma boa diferença e não é por isso que ele tem o terceiro lugar na distrowatch.

    Obrigado pelas observações

    ResponderExcluir