quinta-feira, 20 de maio de 2010

Steam para Linux deverá ser lançado em breve

Para quem gosta dos sucessos Half-Life, Left 4 Dead e Counter-Strike e é usuário Linux em breve poderá ter os jogos da Valve rodando nativamente em seu PC. Isso porque a empresa deverá lançar uma versão de sua loja virtual Steam para o Linux, após ter disponibilizado o conteúdo para Mac. Ótima notícia para quem é um gamer fanático mas infelizmente tem que usar um outro sistema operacional para rodar esses sucessos. Agora terá mais um motivo para migrar completamente para o sistema de Linus Torvalds.




Segundo o site Phoronix,  jornais como o tablóide inglês Telegraph e várias provas "concretas" como  referências ao Linux em arquivos do Steam e o vazamento de uma possível versão Beta, são evidências claras, mesmo que a Valve não tenha se pronunciado. O site ainda diz que o lançamento é "iminente" e que uma versão do engine Source deve acompanhar o pacote. Isso siginifica que jogos como Half-Life 2 e Counter-Strike: Source possam ser instalados no Linux.

Para o sistema  se trata não de uma simples coletânea de jogos compatíveis e rodando sem camadas de compatibilidade ou emuladores. É um passo gigante para a popularização. Não há como negar que muitos se negam a pelo menos testar o Linux pela falta de "programas de nome", apesar de muitos programas alternativos e gratuitos funcionarem quase que da mesma forma, e muitas vezes até melhor. Mas isso não se aplica aos jogos, que são insubstituíveis. Essa atitude da Valve pode (e deve) fazer com que outras grandes produtoras de games ao menos disponibilizem parte de seu "arsenal" para o público do nosso querido pinguim.

O cronograma de lançamento de novos jogos deverá seguir o padrão, usado na versão Mac e Windows e não ter restrições de suporte como alguns podem pensar. Mas ainda não passam de especulações, somente nos resta aguardar ansiosamente

3 comentários:

  1. WoW não vejo a hora de isso acontecer...

    rodar cs nativamente, isso não vai presta...kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Essa notícia vai fazer muita gente por aí feliz... XD

    ResponderExcluir