quarta-feira, 21 de julho de 2010

KDE Media Player: Media Player em outro nível

Existem programas que tentam recriar a roda, e existem programas que inovam, fazem aquilo que todo mundo queria. Bom, o KDE Media Player se encaixa na segunda opção. Enquanto muitos players para Linux se preocupam apenas em tocar música e tentar não desorganizar muito sua bibliteca de músicas, o KMP, como é carinhosamente conhecido, implementa o Now Playing e organiza vídeos, além de músicas.


O KMP ainda é um pré-alpha e por isso ainda tem muita coisa para ser feita nele. Ele ainda engatinha no gerenciamento das músicas e dos vídeos, e muitas das suas funções são apenas botões que ainda não funcionam. Isso não é de se surpreender, uma vez que o programa é um recém nascido, foi criado em Abril. Mas, se nada que faz dele um destaque está implementado, por que ele mereceu essa postagem?


Bem, vamos por partes. Para começar, a história por trás dele é muito bacana no mundo do software livre. Alguns meses atrás, um usuário publicou um mockup de um player (um projeto gráfico), que seria responsável por gerenciar fotos, vídeos e músicas, em algo muito parecido com o que o WMP faz no Windows. Após o mockup fazer muito sucesso no KDE Look, um desenvolvedor resolveu "tirar o projeto do papel" e trabalhar nele, e assim nasceu o KMP, já aclamado pelo mundo do software livre antes de nascer.


Além disso, a interface é muito bem pensada, deixando até mesmo o Amarok para trás e se comparando ao Songbird em termos de beleza. Mas em termos de funcionalidade, ele já tem a estrutura montada, faltando a implementação. Testei a função básica de tocar música ele cumpriu muito bem.


O KMP ainda precisa de muito trabalho, não tenha dúvida. Até ele chegar ao nível de tocar vídeo, música, mostrar fotos e gerenciar tudo isso, vai levar algum tempo. Mas não se pode negar que o exemplo da criação desse projeto e a proposta do mesmo são muito interessantes.


Página Oficial (apenas pacotes DEB) : http://urele.com/lck
Download do RPM: http://urele.com/bf8

3 comentários:

  1. Excelente post meu amigo, acreditar em projetos como esse e dar força ao seus desenvolvedores.

    Muitos dos programas que usamos hoje tiveram seu inicio parecido.

    Espero que o projeto seja um grande sucesso e que muitas pessoas se envolvam nele, assim ele deixará de engatinhar e começara a andar bem depressa.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Legal, mas o link da rpm está com um erro. :S

    ResponderExcluir
  3. Legal, mas o link da rpm está com um erro. :S


    Acabei de testar e está funcionando. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir