segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escute milhares de músicas sem precisar baixar

Você é daqueles que fica chateado ao baixar um álbum de algum artista em .mp3 de maneira ilícita, por de alguma maneira estar prejudicando  alguém  por não pagar pelo CD? Então seus problemas acabaram </tabajara mode>. Você pode ouvir milhares de músicas dos mais diversos ritmos  sem precisar baixar e muito menos pagar nada por isso (a não ser que as queira fisicamente em seu HD). Mas se não comprei a música não é crime ouvi-la online, ela sendo protegida por direitos autorais? Bom, nesse caso, creio que não, já que no Grooveshark está disponível para qualquer pessoa uma imensa biblioteca online de música de forma totalmente gratuita. Não é necessário fazer qualquer tipo de cadastro para desfrutar de diversas opções do site.




[caption id="attachment_1925" align="aligncenter" width="300" caption="Tela de Busca"][/caption]

Através de uma interface flash, que lembra muito um player de música, o usuário pode navegar pela imensidão de  arquivos do site, buscando por título, autor ou até mesmo álbum,  tornando-se um verdadeiro tocador de músicas online que usa a tecnologia de streaming para reprodução. O acervo é abastecido pelos usuário que upam músicas para o site. O download dos arquivos não é permitido, o que me faz entender que o site não pode ser acusado de pirataria. Se por um acaso o usuário gostar de alguma música, pode comprá-la online em lojas como Amazon.com ou iTunes.


Quem preferir pode até mesmo criar e salvar lista de reprodução para ouvir algumas faixas em outro momento, e compartilhá-las através do Facebook ou Twitter, por exemplo. Nesse caso é necessário criar uma conta no Grooveshark para salvar tudo.


A rádio do site ainda existe para facilitar nossa vida, disponibilizando músicas no mesmo estilo da que estamos costumados a ouvir no site. Um oportunidade bem legal de descobrir até mesmo novos artistas.


Simples, rápido, prático, muito intuitivo e fácil de se usar. Essas são algumas características que encontrei para esse "iTunes na nuvem" que facilita muito a vida de quem não quer baixar músicas piratas. Vale muito a pena dar uma passadinha por lá.

3 comentários:

  1. Excelente dica Ricardo, ainda não conhecia esse serviço.

    Depois que o LastFM, começou a cobrar pelos serviços procureis serviços similares e até agora minha melhor opção era o Uol Rádio.

    Valeu pela dica, um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que também existe o Jamendo, que é um repositório de músicas livres sob licença Creative Commons.

    ResponderExcluir
  3. @F3N1X
    Realmente foi uma grande perda quando a Last.fm começou a cobrar por seus serviços. Muito usuários ficaram praticamente sem opção de ouvir músicas online. Gostei bastante do GrooveShark pelo tamanho de seu acervo musical.

    @andremachado Sim, conheço o Jamendo, que também é muito bom por sinal. Fiz até um post sobre ele [ http://espacoliberdade.blog.br/blog/?p=506 ] quando o descobri.

    Abraços

    ResponderExcluir