sexta-feira, 9 de julho de 2010

Surena-2 , o Humanoide Iraniano

Engraçado, morando no Brasil, ficamos um pouco acostumados com o jeitinho brasileiro, aquele que sempre dá uma ajudadinha a fugir de uma norma, flexibilizar leis (ou até descumprí-las), mas confesso que o jeitinho brasileiro é colocado no chinelo quando  comparado ao "Jeitinho Iraniano".  Falo  isto  por que sábado passado foi lançado o  Surena II (ou Sorena, como queiram), este é o robô humanoide do Irã, que mesmo com intensas sanções econômicas, conseguiram fabricar o seu próprio humanoide.O humanoide Iraniano


O nome Surena é uma homenagem a um Guerreiro do antigo Império Persa, o humanoide tem 1.45 de altura e pesa 45 quilos de acordo com Gulf News e será usado em trabalhos que exigem enorme precisão (nucleares?) ou grande perigo (nucleares²?). O objetivo, porém não se sabe, fato é que o Jeitinho Iraniano, é de se admirar (ou assustar, depende apenas no referencial).


Abaixo segue um vídeo sobre o humanoide.






2 comentários:

  1. Estranho que você ache que o irã é um perigo para o mundo... É só ver que os EUA tem interesse em saber a procedência do urânio Iraniano. Irã não tem petróleo, e certamente terá problemas de abastecimento no futuro. O Brasil pouco desenvolve na robótica, e estamos sendo passados para trás para um país que tem sanções políticas. Engraçado que os propalados defensores da democracia ianque estão em todos os lugares do globo, e não apenas no parlamento norte-americano.

    ResponderExcluir
  2. Estranho que você ache que o irã é um perigo para o mundo… É só ver que os EUA tem interesse em saber a procedência do urânio Iraniano. Irã não tem petróleo, e certamente terá problemas de abastecimento no futuro. O Brasil pouco desenvolve na robótica, e estamos sendo passados para trás para um país que tem sanções políticas. Engraçado que os propalados defensores da democracia ianque estão em todos os lugares do globo, e não apenas no parlamento norte-americano.


    Boa noite Mateus,

    Não acredito que o Irã seja uma ameaça, o objetivo do post, é falar de como, mesmo com bastantes sanções os Iranianos conseguem progredir, os ditas ironias quando falei das questões nucleares, é exatamente para instigarmos a "discursão", sabemos como cada um se portou historicamente, (isto de acordo com que os livros nos dizem), o Irã tem parceiros econômicos fortes (meio que por debaixo dos panos, mas tem), quanto ao petroleo ele possui sim, sendo segundo o R7 quinto maior produtor mundial, fazendo parte inclusive da OPEP (Organização dos Paises Produtores de Petróleo)[http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_dos_Pa%C3%ADses_Exportadores_de_Petr%C3%B3leo], sei que os interesses aqui são vários, e que discursões apesar de proveitosas seriam extremamente longas, mas espero que entendas que não sou nenhum Ianque, nem anti-Ianque.

    Abraços

    ResponderExcluir