segunda-feira, 12 de julho de 2010

Google Nexus One? Já era!

Em janeiro desse ano, quando ainda usávamos o Blogger como plataforma e ainda tínhamos esperança do Dunga ser menos burro, anunciamos o lançamento do Google Nexus One. O Superphone, como era chamado pela Google, prometia ser uma evolução dos smartphones e realmente parecia que iria explodir de vendas vindo de onde vinha.




[caption id="attachment_1264" align="aligncenter" width="151" caption="Imagem de Divulgação"][/caption]

Mas pelo jeito, as coisas não correram como todos pensavam e como a gigante das buscas havia planejado.

O primeiro indício de algo estava errado, foi o anuncio quatro meses após o lançamento, de que a loja online seria fechada e que a Google faria parceria com outras empresas para vender o aparelho no varejo. Algo que fugia dos planos inicialmente divulgados, já que antes a informação era de que a loja online iria ser aberta em outros países um pouco após seu lançamento. Para comprovar que as coisas realmente não estavam boas, recentemente o banco JPMorgan reduziu as ações da empresa em 11%, deixando-as valendo a aproximadamente R$ 1020. Desde o início de 2010, a queda das ações resulta em uma soma de 30%, o que pode chegar a ser preocupante. A dúvida em relação a continuação do buscador na China foi um dos responsáveis por essa queda, mas não o único. Essa semana o CEO da empresa, Eric Schmidt, anunciou que uma nova versão do aparelho tão comentada no início do ano está descartada dos planos. Segundo Schmidt, "A idéia, de um ano e meio atrás, era fazer com que o Nexus One ajudasse a avançar o mercado de hardware para telefones. E isso ele claramente fez, e foi tão bem sucedido que nós não temos de fazer um segundo". A suspensão das vendas do celular está sendo apontada como a principal causa dessa queda mas mostra também uma coisa bem esquisita: Mesmo muitos dizendo que o Nexus One foi um fracasso, a Google afirma que seu objetivo já foi cumprido e agora seu foco é o sistema operacional Android que continua crescendo de maneira incrível e já equipa 13% dos celulares nos EUA. Em relação ao sistema de código aberto, ninguém pode negar que ele vem assustando os antes dominadores (são vocês mesmos, Symbian, IphoneOS e Windows Mobile) do mercado e que sua fatia não pára de crescer. Se na parte de hardware, o sucesso não foi tão grande quanto todos esperavam, na parte de software a empresa de Mountain View está dando um show junto com a comunidade de software livre o/.



2 comentários:

  1. Excelente postagem Ricardo, mesmo com o Fim do Google Nexus One, O Software Livre cresce rapidamente no mundo dos celulares. Espero que ele com isso mais e mais pessoas tenham curiosidade em saber mais sobre SL e se arrisquem a testarem o SL.

    ResponderExcluir
  2. É verdade F3N1X. Para mim o objetivo realmente alcançado pelo Nexus One não foi o avanço do hardware dos smartphones e sim com a evolução do software, o Sistema Operacional. O software livre domina agora nessa área com o Symbian e agora com o Android que não está para brincadeira.

    Abraços

    ResponderExcluir