quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dica de Download #5: Eclipse, uma IDE e tanto


Aos programadores de plantão, iniciantes e aspirantes que ainda não conhecem, irei lhes apresentar o Eclipse, um programa para desenvolvimento de softwares, conhecido com IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento - Integrated Development Environment), ou seja, composto de um editor, depurador e compilador, que auxilia e simplifica a programação.


Cada vez mais usado por empresas de software, o Eclipse se tornou essencial na área didática, sendo adotado cada vez mais pelas escolas e universidades, em substituição a programas pagos ou ao Netbeans, da Oracle, que apesar de free, é mais pesado que seu concorrente. Ele é usado principalmente para desenvolvimento de programas em Java, mas possui uma infinidade de plugins que o possibilita de ser usado em outras linguagens (alguns são instalados por padrão na versão Classic da IDE).



A IDE está disponível no idioma inglês, mas usa termos bem compreensíveis. A interface inicial é dividida em Editor (área central e maior), onde os programas são escritos; Project Explorer, no lado esquerdo, onde estão todos os projetos do workbank (pastas que são criadas onde os projetos ficam armazenados, o Eclipse pode ter múltiplas áreas de trabalho, porém só acessa uma por vez) atual; Console, na parte central-inferior, onde mostra os erros e programas escritos para console, sendo que mais funcionalidades podem ser adicionadas clicando o botão direito e a Outline, onde mostra algumas funcionalidades padrão adicionadas ao código (no caso da figura, uma classe e uma biblioteca de um programa Java).



Download


Para baixar a IDE, acesse o site http://www.eclipse.org/downloads/. Você verá uma lista com várias variações do programa, cada uma dando ênfase a uma determinada área. A versão “Classic” dá suporte a linguagens comuns por padrão, como o próprio Java, PHP e C, porém se você atua em uma área específica, o recomendado é selecionar a variação ideal para isso. Ao lado dela, você verá as opções “Linux 32bits” e “Linux 64 bits”. Escolha a opção desejada, e em seguida selecione o mirror, e seja feliz. A instalação segue os padrões dos pacotes tar.gz.


Para usuários Ubuntu, recomendo instalação via apt. Entre em um terminal como root e insira




#apt-get install eclipse



Ao iniciar pela primeira vez, o programa solicitará a criação de um “workbank”. A partir daí é só brincar a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário