quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Linux apresenta falha de segurança na plataforma 64bits

Parece que o "boom" da plataforma 64 bits chegou ao mundo Linux, com lançameto de mais aplicações com suporte a esses processadores. Mas tudo tem seu lado ruim. Recentemente foi descoberto uma falha no kernel Linux que permite que usuários comuns tenham os mesmo direitos de usuário root.


Oi dois bugs foram encontrados somete na versão 64 bits do núcleo Linux, e faz com que programas ajam como se tivessem permissões de administrador, mesmo sem autorização prévia (a comum insersão de login e senha). Um desses bugs havia sido encontrado em 2007 e corrigido, porém algum programador, em 2008, removeu essa correção.


Não foram divulgados quais programas fazem esse acesso sem autorização, mas sabe-se que estão disponíveis nos repositórios das principais distribuições. A Canonical e a RedHat já disponibilizaram atualizações que corrigem o problema de suas distros, então, o melhor é manter seu atualizado. Porém, computadores que já foram atingidos não corrigem as falhas com a atualização. A solução nesses casos, seria contactar o suporte.


Para ter certeza de que seu sistema não foi "infectado", a empresa KSplice disponibilizou um detector, que pode ser baixado no site ksplice.com/uptrack/cve-2010-3081 .


Infelizmente, essa falha, de certa forma, acaba com a história de que nosso sistema é 100% seguro. Como qualquer sistema feito por humanos, está suscetível a falhas.


(e eu amo meu Ubuntu 32bits).

2 comentários:

  1. Eu uso Linux, e sei que ele não é perfeito. As pessoas tem que parar de pregar uma coisa que não é verdade. Todo SO não é perfeito, por isso que ele é desenvolvido por pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Sim, concordo com você.
    É um argumento até certo ponto falho, mas não há como negar que é, de fato, mais seguro que o sistema da Microsoft. Porém, posui falhas e bugs sim, e isso é inevitável.

    ResponderExcluir