domingo, 19 de setembro de 2010

Mais sobre Mageia, fork do Mandriva criado pelos desenvolvedores demitidos

A notícia que pegou o mundo livre de surpresa ontem foi a do lançamento do Mageia, fork comunitário criado pelos principais desenvolvedores da distro após a liquidação judicial da Edge-IT, a empresa responsável pela distribuição francobrasileira.

As informações ainda são muito recentes, mas o melhor lugar para se informar do andar da carruagem é o canal irc #mageia no irc.freenode.net; os principais desenvolvedores da distro estão lá em uma fase de brainstorm: a todo momento, são anunciadas novas salas internacionais (quando eu estive lá, foi anunciada a criação da sala #mageia-se) e novas ideias são debatidas.

Tive oportunidade de fazer algumas perguntas, as quais transcrevo aqui. Nada do que você ler a partir de agora é definitivo ou oficial.

O que significa Mageia? Como se pronuncia?


Mageia é uma palavra grega que significa bruxaria. Não foi dita como é a pronúncia oficial.

Este será o nome definitivo da distro?

Ao que tudo indica, sim; No entanto, alguns membros acham que ele pode ser difícil de pronunciar para falantes de determinadas línguas e talvez o mudem até o lançamento (Alguém sugeriu Magic Linux, eu sugeri Magiware, que foi bem aceito, mas não quer dizer que será adotado).

O que já foi feito? Do que eles estão precisando?

No momento, a distro Mageia só existe na cabeça de seus idealizadores; eles estão precisando de tudo, de desenvolvedores a uma empresa que ofereça um datacenter. No momento, eles estão vendo as questões legais para criar a organização sem fins lucrativos que cuidará da distro.

Quando a distro será lançada?

Eles pretendem lançar a primeira versão - ou ao menos o primeiro beta - antes do Natal de 2010.

Por que criar mais uma distro e não ajudar alguma existente, como o PCLinuxOS?

Eu fiz exatamente esta pergunta no chat e, surpreendentemente, os desenvolvedores do fork acreditam que existem poucas distribuições de Linux no mercado e que precisamos de mais distros; Eles, é claro, não suportam as remasterizações do Ubuntu.

Como ficará a participação dos brasileiros no projeto, visto que o Conectiva, parte do Mandriva, era brasileiro?

No chat, foi dito que "todos serão ouvidos", mas acho que isso é pouco: em minha opinião, a comunidade brasileira de usuários do Mandriva deveria se mobilizar para, no mínimo, colocar um brasileiro com poder de decisão entre os mantenedores do projeto.

Qual gerenciador de pacotes será utilizado?

Esta é uma questão delicada.

Atualmente, eles estão decidindo se vão manter o urpmi, original do Mandriva, ou se vão passar a usar o apt-get que, além das distros baseadas em Debian, também é usado pelo PCLinuxOS, pelo Alt Linux e, é claro, pelo Conectiva (Eu sugeri o yum, mas eles só faltaram me apedrejar) .

Como ficará a compatibilidade de hardware? O MCC estará na nova distro?

Os desenvolvedores ainda precisam descobrir se o Mandriva usava algum driver ou módulo proprietário com restrições de licença e decidir o que será feito em relação a eles; Se o MCC for GPL, tudo indica que ele também estará na distro.

Para quais arquiteturas a distro será lançada? Em que mídias?

Ao que tudo indica, Mageia estará disponível para i686 e amd64; Eu tive a oportunidade de sugerir que a distro fosse lançada em DVD e em CD, pois nem todos têm acesso a um drive que leia DVD - embora isso seja cada vez mais raro - e também foi sugerido fazer uma versão menor em CD.

Como visto, as informações ainda são muito vagas e imprecisas; continue acompanhando a discussão no canal #mageia da Freenode. Em breve, mais novidades aqui.

UPDATE: quando eu perguntei, agora, sobre se o datacenter já havia sido escolhido, recebi a resposta: "(09:11:57) shikamaru: andrewax: not atm, decisions will be made during next week afaik", ou seja, as decisões serão tomadas durante a próxima semana!

2 comentários:

  1. O projeto parece que vai para frente!



    Já tem artigos na Wikipedia em 6 idiomas.

    ResponderExcluir
  2. Aguardando lançamento para apoiar essa Magia!
    :D

    ResponderExcluir