terça-feira, 12 de outubro de 2010

Korg OASYS 76 MusicWorkstation: teclado e sintetizador movido a Linux

Para quem está em Porto Alegre e não sabe, o museu da UFRGS, no campus central, está realizando a mostra Música, Ciência e Tecnologia, uma exposição com enfoque na música eletrônica que vai até 5 de Novembro. Lá, é possível interagir com modelos de sintetizadores e teclados que vão desde a década de 70 - alguns dos quais foram usados por Vangelis e pelos Beach Boys - até os mais modernos lançamentos e softwares da categoria.

Dentre todos os atrativos presentes, um dos que mais chama a atenção é um teclado e sintetizador Korg OASYS 76 MusicWorkstation que tem um pequeno detalhe que o diferencia dos demais: ele roda Linux.

Korg OASYSSegundo a placa explicativa próxima ao aparelho, "O teclado Korg OASYS (Open Architeture SYnthesis Studio) é um sintetizador workstation implementado num sistema operacional Linux modificado e projetado para ser expansível através de atualizações de softwares, com sua funcionalidade limitada somente pelo hardware, muito semelhante ao de um computador pessoal. O instrumento consiste em um estúdio digital completo com um sequenciador contendo canais MIDI e de áudio. A seleção de opções é feita diretamente pelo toque no monitor LCD, inclui uma superfície de controle para síntese, gravação e o sistema Karma. Seus usuários mais notáveis são Tony Banks (Genesis), Keith Emerson (Emerson, Lake & Palmer), Herbie Hanckock e Jordan Rudess (Dream Theather)".

Foto real do Korg OASYSAinda segundo o cartaz, este modelo esteve em circulação entre 2005 e 2009. No museu, é possível interagir com todos os instrumentos e eu tive a oportunidade de testar este (através de fones de ouvidos). É realmente impressionante. A tela touchscreen é intuitiva e fácil de usar, permitindo fazer vários tipos de ajustes, inclusive enquanto se está tocando. O instrumento possui, ainda, um enorme banco de "músicas de fundo" de vários gêneros que se modificam à medida que se apertam as teclas. Em poucos segundos, eu consegui tocar uma música digna de um filme Hollywoodiano de ficção científica no estilo Avatar - e olha que eu não entendo NADA de música.

Este sintetizador é um exemplo da utilização do sistema livre Linux em dispositivos outros que não computadores pessoais. Prova que, se o mercado de PCs já está dominado por um sistema proprietário, ainda há um amplo campo para o pinguim em sistemas embarcados.

Embora esse modelo já tenha saído de circulação, esta página trás as especificações de um modelo bastante similar. O preço também não é dos mais doces e exatos: neste site vemos alguém vendendo o modelo por 4800 dólares, mas ele está em São Tomé e Príncipe; No Mercado Livre, encontramos vários teclados e sintetizadores da Korg, mas não este modelo; Já aqui vemos um modelo parecido por R$ 900,00.

De qualquer forma, é sem dúvida um ponto positivo para o software livre e um exemplo a ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário