segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Porque o Ubuntu é tão utilizado?

Quando falamos em Linux para Desktop, a primeira distro que vem em nossa mente é o Ubuntu. Seja usuário de distros .deb ou .rpm based, (praticamente) todo mundo já teve a oportunidade de testar esse sistema.Chegando em seu 6º ano de vida, o sistema hoje tem seu desenvolvimento mantido pela Canonical do milionário sul-africano Mark Shuttleworth.


Gostando ou não do Ubuntu, ninguém pode negar que o caso de sucesso do sistema é o objetivo de toda distro que deseja crescer. Claro que hoje os usuários finais têm à sua disposição outras opções tão boas, como Fedora e Mandriva, mas também é notável que o Ubuntu ainda é maioria no gosto, principalmente, dos usuários iniciantes. Mas analisando toda essa popularidade, me veio a cabeça do porque do Ubuntu se destacar tanto frente a "concorrência".


Marketing


Ainda falta muita coisa para que o Marketing do Ubuntu chegue próximo ao do Windows e faça-o crescer ainda mais, mas não se pode negar que o sistema da Canonical tem ótimas cartas nas mangas para aumentar seu Market Share.


Através do ShipIt, um usuário em qualquer lugar do mundo (Inclusive no Acre!) pode solicitar uma mídia da atual versão do (K)Ubuntu de maneira totalmente grátis. Nem mesmo o frete será cobrado. Dessa maneira, até mesmo os usuários que não têm uma conexão banda larga podem ter acesso ao sistema. Nesse post mostramos como é fácil fazer a solicitação.


Todos sabem que a Dell é uma das maiores produtoras de computadores pessoais no mundo. Um de seus comerciais mostrava algumas das atividades que eram possíveis de serem realizadas utilizando um netbook equipado com o Ubuntu Netbook Remix. Um vídeo muito bem produzido e que mostra a força que um sistema opensource pode trazer consigo.


 

Documentação


Como é uma das distros mais utilizadas, existem materiais aos montes para o Ubuntu. Desde como instalar um simples .deb até como compilar o driver de Webcam made in china, os tutoriais referentes ao sistema da Canonical são muito fáceis de serem encontrados. Os milhões de usuários espalhados pelo mundo produzem materiais de altíssima qualidade e um dos mais novos exemplos disso é o livro "Guia Prático de Ubuntu" do Carlos Eduardo do Val. Uma obra que não pode ser deixada de lado por nenhum usuário iniciante.


Grátis para sempre


Outro diferencial do Ubuntu para algumas distros, como o Mandriva por exemplo, é que não há uma versão gratuita e outra paga. Segundo a própria filosofia, "O Ubuntu será sempre gratuito e não existe custo extra para a edição empresarial". Ou seja, eles não limitam uma versão gratuita em relação a uma versão paga. Nesse caso, o diferencial seria o suporte profissional fornecido por um dos parceiros oficiais. O sistema em si, é o mesmo que baixamos através do Ubuntu.com.


E no final.... o Ubuntu realmente é o melhor? Aí entra a grande vantagem do Linux frente a outros SO's: A possibilidade de escolha. Cada pessoa tem uma gosto, uma maneira de pensar, uma forma de utilizar diferentes um do outro. Como  o Linux podemos escolher aquela distro que melhor nos atende e por isso temos um grande trunfo que é a liberdade de escolha. Cada um tem o direito de usar o que quiser, como quiser e quando quiser. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário