terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sites com vários modelos para o Impress e outros aplicativos do OpenOffice.org

Uma das grandes reclamações - e com sentido - dos usuários que migram do Microsoft Office para o OpenOffice.org é a falta de modelos que vem com os aplicativos. Não adianta negar: enquanto o PowerPoint vem com dezenas de modelos de impacto, o OpenOffice.org vem com apenas alguns básicos. O número exato, evidentemente, varia com cada distribuição: o Ubuntu, por exemplo, adiciona vários alusivos à própria distribuição, o que certamente não é adequado em uma apresentação comercial - a menos que esta seja sobre o próprio Ubuntu. Em compensação, o antigo StarOffice, atualmente chamado simplesmente de Oracle OpenOffice (sem o .org) vem com vários modelos profissionais.

E o que fazer? Não se desespere! Se você não é um ás do design a ponto de criar seu próprio modelo, saiba que existem vários sites na Internet com modelos prontos e gratuitos para o Impress e outros programas da suíte, como o Writer.



Um deles é o OOExtras que, apesar do design feinho - que segundo os donos será mudado em breve - oferece uma grande variedade de modelos para todos os programas - alguns, inclusive, em Português. Clique no botão Impress e navegue pela galeria disponível em ordem alfabética. Como você pode ver, o site também oferece versões de seus modelos para seu principal concorrente.

Outro site que eu costumo ir às vezes é o da Presentation Magazine, que oferece um conjunto pequeno - porém profissional - de modelos do PowerPoint convertidos para a suíte livre. Eu mesmo já usei um deles em uma apresentação que tive que fazer.

Mas se você não quiser se aventurar muito nas entranhas da Internet. a própria página do OpenOffice oferece alguns pacotes de templates. Aqui você pode baixar um pacote originalmente desenvolvido pela Sun e aqui você pode fazer download de alguns dos modelos do OxygenOffice, um fork do OpenOffice com alguns recursos adicionais. O único ponto negativo destes últimos modelos é que eles são disponibilizados em forma de extensão e você não pode escolher um modelo em particular: é necessário baixar todos, o que pode ser um tormento para quem tem conexões lentas.

De qualquer forma, se você baixou algum dos modelos e deseja utilizá-los, o jeito mais simples é simplesmente abrir o arquivo no OpenOffice! Quando você fizer isso, será criada uma nova apresentação com o template escolhido.

Se você conhece mais algum site com modelos para o OpenOffice, não se esqueça de dizer nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário