segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Crie plantas com o Sweet Home 3D

Sempre que via aquelas plantas 3D de onde trabalho, ficava imaginando o trabalhão que o Arquiteto que fez aquilo deve ter tido. Um conhecimento em AutoCAD deveria ser essencial para que conseguisse sair algo que parecesse com uma casa. Achava que nunca um mero mortal como eu conseguiria fazer algo naquele estilo. É... ao conhecer um programa, percebi que estava bastante  enganado.O Software Livre Sweet Home 3D dá a possibilidade de usuários que não têm a menor experiência com softwares específicos para a Arquitetura e Engenharia possam fazer quase que infinitos modelos design de interiores em duas e três dimensões dos mais diversos tipos de imóveis.




[caption id="attachment_2434" align="aligncenter" width="300"] Imagem Oficial de Divulgação[/caption]

Ao executá-lo, é exibida uma janela dividida em quatro partes, onde cada uma tem uma função específica. O trabalho que o usuário terá ao montar sua maquete virtual, será o de clicar a arrastar o objeto selecionado para a área superior esquerda, onde encontra-se a planta baixa da área criada. Logo abaixo, ao arrastar os itens desejados para a área acima, será visualizada a planta em 3D tendo opção de visão dentro da casa, ou uma visão superior.


Além de vir com uma vasta biblioteca de itens como janelas, portas e móveis, é possível também importar outros arquivos desejáveis criados por usuários, através de sites como Google 3D Warehouse, do Sketchup.


Durante o desenvolvimento de um trabalho da Universidade, necessitei fazer a apresentação da planta de um setor de uma empresa que minha equipe estava analisando. Recorri ao Sweet Home 3D para executar a atividade e creio que o resultado, mesmo vindo de um usuário sem a mínima experiência em construções virtuais em 3D, saiu bem satisfatório:




[caption id="attachment_2435" align="aligncenter" width="300"] Imagem de Arquivo Pessoal[/caption]

O programa é desenvolvido pela eTeks e tem suporte para cerca de 15 idiomas, inclusive o Pt-BR. Atualmente, o software encontra-se na versão 2.6 e necessita do Java 5 ou 6 para que possa ser executado. A instalação também é dispensada, bastando apenas fazer o download da versão 32 ou 64 bits e clicar no arquivo executável.


Através da Página Oficial no Sourceforge, é possível além de fazer o download de todas as versões disponíveis, enviar sugestões, reportar bugs e contribuir com o projeto.


O programa, além de ter seu código fonte disponível, é totalmente gratuito para uso e modificações.

7 comentários:

  1. Boa dica, eu nem pensava que poderia existir este software. Já estou indo baixar.

    ResponderExcluir
  2. Legal! Eu gosto muito de "brincar" com plantas baixas. Acho que meus trabalhos vão atrasar um pouco pra eu poder brincar com plantas 3D. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  3. @tonyfrasouza @Fellype

    Dá para passar um bom tempo brincando com o Sweet Home 3D. Ele dá asas a imaginação e é muito bom de se manusear. Aconselho muito!

    Abraços e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  4. Estou usando o software. Muito bacana. estava mesmo precisando projetar algumas coisas lá em casa.

    Só não consegui importar objetos baixados do Google WereHause.

    Alguma dica?

    ResponderExcluir
  5. Eu já conhecia o programa, mas nunca tive a oportunidade de testá-lo a fundo. Vou dar uma olhadinha neste final-de-semana. O mais interessante, pelo que me lembro, é que a Splash Screen mostrava uma screenshot do programa no Ubuntu.

    Parabéns pelo post, Ricardo.

    ResponderExcluir
  6. usuários dos vários sabores do debian podem instalar simplesmente usando"sudo aptitude install sweethome3d -y".

    ResponderExcluir