terça-feira, 16 de novembro de 2010

O que está acontecendo com as empresas de hospedagem nacionais?

2010 será o ano que ficará marcado no cenário de TI pelas tragédias ocorridas no mercado nacional de hospedagem de sites. Em Setembro, presenciamos duas tragédias consecutivas envolvendo o migre.me, maior encurtador de URLs do Brasil e a Locaweb; Agora, o Guia do PC, um dos maiores portais sobre tecnologia de nosso país, junta-se ao inglório hal da fama dos sites que foram vítimas das empresas de hospedagem nacionais.

Foi-se o tempo em que hospedar uma página na Internet era algo trivial. Pelo que vemos, atualmente, escolher uma boa empresa de hospedagem é uma tarefa cada vez mais difícil. Dia após dia, vemos episódios trágicos e anedóticos das empresas de nosso país nos quais as maiores vítimas são seus clientes, os quais passam uma imagem negativa da própria empresa.

O mês de Setembro de 2010 ficou marcado com duas tragédias consecutivas no mercado de hospedagem. A primeira envolveu o migre.me, um dos maiores - senão o maior - encurtadores de URL nacionais. Tudo ocorreu porque Jonny Ken, responsável pelo site, estava insatisfeito com os serviços da UOL Host, que hospedava o site e, buscando mais performance para o mesmo, migrou o migre.me (perdão pelo trocadilho infame) para os servidores da ArgoHost. Mal sabia ele, porém, que a ArgoHost estava fechando uma parceria com uma empresa estrangeira e ampliando seus recursos. Uma máquina que não veio aliada com um erro cometido por um técnico e somada ao erro primário de colocar-se o backup na mesma máquina principal fez com que o site ficasse fora do ar e que a maioria das URLs fosse perdida, conforme pode-se ver aqui. (nota: na ocasião, eu e outros visitantes registramos comentários contrários à empresa em seu site e todos eles foram devidamente apagados).

Como se não bastasse, no mesmo mês, a Locaweb, tida por eles mesmos como a maior empresa de hospedagem no Brasil, sofreu um ataque do famoso hacker turco chamado iSKORPiTX, o qual modificou a página inicial de milhares de sites de clientes hospedados. Como não existe nada que não possa ficar pior, a supra citada empresa resolveu colocar toda a culpa na Red Hat, uma das maiores empresas de Linux do planeta. A Red Hat rebateu elegantemente, dizendo que a empresa nacional não era sua cliente. Neste meio tempo, foi postado um vídeo no Twitter onde um usuário mostra que um usuário comum teria acesso às pastas dos outros clientes no servidor e, também, à raiz do sistema. A Locaweb "tranquilizou" a população dizendo que o acesso - que nem deveria existir - era somente leitura.

Guia do PC está fora do ar

E se você pensa que a maré de azar acabou, está enganado, pois na semana passada, o Guia do PC, um dos maiores sites de tecnologia do Brasil, ficou praticamente todos os dias fora do ar. Em seu Twitter, os administradores do site explicaram que a culpa era dos servidores da UOL Host, que "abriram as pernas", pelas próprias palavras deles. Em 13 de Novembro, o site exibe uma mensagem que está fora do ar e que provavelmente voltará dia 15. No Twitter, foi possível acompanhar a evolução da história:
#O @guiadopc está inacessível. Estamos trabalhando para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

# Estamos analisando alguns problemas estranhos no nosso servidor, do UOL Host. A empresa diz que não há problema algum no servidor.

#O UOL Host disse que a previsão para que o site volte é após a meia-noite. O @guiadopc continua fora do ar, desde às 3:00 de hoje.

#O motivo inventado pela atendente do UOL Host é que o problema precisa de uma reinicialização do servidor, o que só ocorre após essa hora.

#Até lá, provavelmente já estaremos em outra empresa de hospedagem, já que o UOL não dá mais conta do recado. Desculpem-nos o transtorno.

#UOL Host abriu as pernas. O resultado é o Guia instável e fora do ar há dias.

#Migração de servidor parece iminente. Estamos trabalhando para tudo volte ao normal o quanto antes.

Cerca de 5 para as 7 da noite de Sábado, 13/11, a equipe do Guia do PC anunciou que o novo servidor - provavelmente na The Planet - estava pronto e que a migração seria iniciada. E, a julgar por uma foto postada, o novo servidor parece ser bem rápido.

Agora vem a pergunta: o que está acontecendo? Onde está o erro nisso tudo? Primeiro: os sistemas operacionais usados são da mais alta qualidade, pois são desenvolvidos por empresas altamente competentes; O hardware, também (pelo que sei, o UOL Host usa servidores Dell). Logo, a única explicação é o fator humano: vemos que os profissionais que atuam nas empresas tupiniquins não possuem formação técnica e gerencial adequada para lidar com essas anormalidades; Eles esperam que os sites hospedados não cresçam muito e não sabem atender clientes com demanda em potencial; Mostra-se que, talvez, não saibam configurar os servidores de maneira correta (pensam que, se está funcionando, então está certo, o que não é verdade), não devem ter o hábito de manutenção preventiva, não estão preparados para lidar com o público e resolver as adversidades em tempo recorde e, o pior de tudo, colocam uns 50 sites no mesmo servidor, o que acaba degradando a performance de todos eles - e os que recebem mais acessos são os que mais penam por isso.

E qual a solução? Os mais extremistas e elitistas certamente diriam: "Hospedagem nacional = lixo! Temos que migrar para as empresas dos EUA", o que seria uma solução perfeita para as pessoas que, de fato, tem condições de pagar a hospedagem em dólar ou possuem cartão internacional, o que certamente não é a situação de muitos sites pequenos e, até, de alguns grandes. Logo, muitas pessoas ainda estão presas ao mercado nacional.

Para aqueles que não podem usar uma solução realmente profissional e estão presos ao mercado nacional, basta lembrar que temos o Código de Defesa do Consumidor, que estabelece direitos para os usuários e consumidores de todos os produtos e serviços oferecidos no Brasil. Mesmo que essas empresas tenham uma baixa qualidade e as tragédias sejam causadas por fatores externos, como hackers, manutenção ou outras empresas estrangeiras, elas, como fornecedoras do serviço de hospedagem, possuem a responsabilidade legal de manter seu site no ar e funcionando. Talvez se a grande massa da web nacional começar a entrar no Procon contra essas empresas e exigir-lhe indenizações por perdas e danos, elas possam finalmente aprender que hospedagem é coisa séria.

2 comentários:

  1. Infelizmente as empresas de hospedagem no Brasil ainda tem a cabeça de quando iniciou no fundo do quintal, e não percebem que tem que melhorar os seus recursos técnicos e administrativos! Por isso eu penso duas vezes em hospedar sites de clientes no Brasil ou no exterior.

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  2. André:
    Muito bom o teu post. É raro um artigo isento sobre este tema.
    Acho que alguma entidade brasileira deveria regulamentar este serviço - extremamente importante para o nosso país - com os direitos e obrigações de clientes e empresas de hospedagem.
    Tenho um artigo publicado no meu blog dando algumas dicas de como fazer uma escolha correta.

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