quinta-feira, 11 de novembro de 2010

[OPINIÃO] Ubuntu deverá substituir ambiente X11

Depois de anunciar que não usará o Gnome Shell e tampouco qualquer versão do Gnome na próxima versão do sistema operacional - 11.04 Natty Narwhal, com previsão de lançamento para abril do ano que vem  - a Canonical anunciou que poderá não usar mais o X11, conhecido como X Window System e também como X.org. O Wayland seria a alternativa.


A decisão um tanto radical já repercutiu, e a nVidia já afirmou que não dará suporte caso a transição realmente ocorra. Outro fato é de que o Wayland não é usado por distribuições conhecidas, o que o torna um tanto... desconhecido. Isso o torna, possivelmente, fraco, sem grandes ajudas da comunidade, e acaba não sendo compatível com grande parte das aplicações. Mark Shuttleworth disse no seu blog que, provavelmente, irão ajudar os desenvolvedores do KDE e Gnome (1%?) para que tornem a possibilidade uma realidade.




[caption id="attachment_2398" align="alignnone" width="500"] Aplicação Qt sobre o Wayland. Dizem que funciona...[/caption]

Estamos rumando a uma distribuição com um ambiente gráfico próprio, com um servidor X estranho e que uma das maiores produtoras de placas gráficas recusou suportar. Se eles querem ser tão diferentes assim, creio eu que estão rumando pelo caminho errado. Já arrumaram briga o suficiente com a comunidade e cada vez mais vão criando novos desafetos. Como diria a Regina Duarte, "eu tenho medo".

8 comentários:

  1. Nossa realmente André, até eu fiquei com MEDO. Já tinha lido sobre a mudança, mas agora fiquei com um pouco de receio.

    De um lado, acho que já estava na Hora do X ser substituido, por outro tenho medo de um grande numero de aplicativos que uso parem de funcionar, devido a incompatibilidade.

    O Assunto é serio, agora é esperar e ver no que vai dar, se me prejudicar muito, mudo pra outra Distro, afinal não sou preso em nenhuma distribuição, uso aquela que melhor me atender.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. André, realmente você está repleto de razão e partindo do seu princípio acho que teria sido muito melhor se todos nós tivessemos continuado no Windows(r) 3.11. Tentar novas técnologias realmente não é um bom negócio.

    Só corrigindo, no blog, Mark avisa que a mudança para o Wayland se dará daqui a no mínimo 4 anos (isso se o Wayland estiver estável) para o Natty apenas será usado o Unity ao invés do Gnome Shell (a maior parte do Gnome ainda será utilizado). Acredito que você deva melhorar as suas traduções.

    ResponderExcluir
  3. @Cleber Não sei em que mundo você vive, mas se trata de uma alteração em algo que está funcionando perfeitamente, tudo sabe-se lá o porque. Lembra do que ocorreu com o KDE 4? Não? Deveria! Seguindo sua linha de raciocínio, seria a malehor coisa do mundo uma base X onde a principal fabricante de placas gráficas diz não. E olha que a AMD nem se manifestou (atualmente as Radeon mais populares não suportam, não é uma maravilha?). O Ubuntu passaria a ter tantas restrições quanto um video-game recente.

    Quanto ao fato de ele estar presente já na próxima versão, gostaria que me apontasse onde eu escrevi isso. Acho que sua capacidade de interpretação anda em baixa. Leia com mais atenção o primeiro parágrafo e depois me retorne.

    Abraços e obrigado pelo comentário pertinente.

    @F3N1X Se não vai ser compatível com uma nVidia o que será dos que tem SiS? Acabou a esperança do povo. O problçema de uma mudança tão radical é isso, não é mais um ambiente gráfico, mas o servidor do ambiente gráfico. Se não aprenderam com o KDE 4, aprenderão com essa mudança. Fica difícil acreditar que tudo possa sair 100%. A a incopatibilidade é fato, acho que seria mais fácil trocar o Kernel.

    ResponderExcluir
  4. Eu nao vejo nada de errado nas mudanças decididas pela canonical, ela sabe bem o q faz, e faz muito bem, ta administrando talvez a distro mais 'importante' no que se diz a popularização do linux, ela com certeza estudou bem essa mudança, o Unity ela testou no Netbook rmx, a aceitaçao foi boa, agora esse Wayland pelo pouco que li sobre ele terá um desempenho muito maior, e rodará com modo de compatibilidade o x11. O x11 funciona bem? Claro, mas por que nao melhorar? Citando por ex o Windows, que por questoes de desempenho, muda o que precisar mesmo, e a cada versao precisa de rodar a anterior com compatibilidade. Bem não creio mesmo que ela va fazer 'mancada', tem muito tempo ainda, a nVidia voltará atras quando ver q foi o certo, não subestimem a Canonical...

    ps: eu espero q ela ache uma alternativa ao Compiz tambem, ele nao tem ainda uma boa performance

    ResponderExcluir
  5. Pois é André... O Windows XP também funciona perfeitamente, por que sair dele? Afinal de contas, ele funciona. O Ubuntu 7.04 também, pra que usar o 10.10? Mudanças são sempre assustadoras, mas não se esqueça que, ao contrário do KDE, o Ubuntu tem uma empresa por trás. O fato do nVidia ter declarado que não vai suportar, não quer dizer que isso realmente vá acontecer. Até o Wayland entrar em ação haverá muita negociação entre eles e a Canonical para fazer isso acontecer.

    ResponderExcluir
  6. @Igor Belchior Não, o Ubuntu 7.o-que-for não funciona perfeitamente, vários hardwares atuais não o suportam. Esse é um motivo para se usar o 10. Percebeu a diferença? Tem um motivo. Incompatibilidade de Hardware. Além de não ter mais suporte.

    O Wayland não é da Canonical, caso não saiba. É um software como o KDE. Desenvolvido por uma comunidade. Infinitamente inferior por sinal, a qual nenhuma distro conhecida usa. Mas como percebo que o apoio a mudança é tão forte, acho que deveria haver uma campanha para usar o BlackBox como ambiente gráfico padrão, ficaria perfeito!

    Não sou contra essa mudança. Só acho desnecessário. O X11 não é um software ultrapassado, tem atualizações constantes. Não é um sistema operacional, é uma base gráfica. São coisas totalemtne diferentes. Se o X11 não tivesse versão nova desde 2001 como é o sistema proprietário ao qual você quer tentar comparar, seria uma outra situação.

    Entenderam agora? Se não, nada poderei fazer. Essa é a minha opinião, inclusive, alterarei o título da postagem, porque vi que é preciso ser bem explícito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. E cada vez mais o Ubuntu está deixando de ser uma distro de Linux para ser... Ubuntu.

    ResponderExcluir
  8. Já estava na hora de aposentar esta tralha de x, é pura gambirra tem dificuldade até de desenhar as janelas. O kernel ta turbinado e esta bagaça atrasada. O Wayland com o devido desenvolvimento vai suportar melhor o jogos poderemos trocar os drivers sem reiniciar é só vantagem!
    Agora o fedora tambem vai mudar para Wayland e logo outras distros vão e eu quero ver o enterro deste troço chamado X, até dispositivos moveis tem melhor habilidade com interface chega do linux ficar atrasado.

    ResponderExcluir