terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Habilitando Verificador Ortográfico no KDE

Um recurso bem interessante nos sistemas operacionais de hoje em dia é a verificação ortográfica que saiu dos editores de texto e se espalhou por todo o sistema operacional, como acontece no Android, por exemplo. Eu já sabia que KDE possui essa funcionalidade, mas nunca tinha conseguido ativar, ao menos até o último fim de semana. Vou mostrar como habilitar essa função.

Segundo a página oficial, o KDE suporta GNU Aspell, Enchant e vários outros para a verificação ortográfica, mas eu só consegui sucesso com o Hunspell. A primeira coisa, óbvio, é instalar o dicionário de português do Hunspell. Basta abrir o Apper e procurar pelo termo que irão aparecer diversas opções, com todos os idiomas disponíveis, no nosso caso é o “hunspell-pt”, que engloba o português de Portugual, o brasileiro e o angolano. Instalado o pacote, vá em Configurações do Sistema KDE > Localização > Verificador Ortográfico. Selecione o idioma Português (Brasil), salve e está pronto.

image

Isso irá habilitar a verificação ortográfica em todos os aplicativos da “família” KDE, como o Calligra Office. Um dos pontos ainda a serem melhorados é que ele apenas verifica e informa o erro na palavra, mas não faz correção automática e muito menos substitui as palavras erradas pelas certas. No Calligra Office a autocorreção pode ser configurada, mas é necessário adicionar cada termo errado e a opção certa para que funcione, o que não é nada prático.

Apesar de não corrigir os erros, só de apontar as falhas o verificador ortográfico já ajuda bastante. Quem quiser habilitar, é muito prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário