quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Gnash: uma alternativa ao Flash Plugin

Nessa semana que passou, eu comecei a trabalhar no Projeto Neutrino. E como qualquer programador que se dê ao respeito, eu fui testar uma das funcionalidades que eu irei oferecer aos usuários do programa: o Gnash. A minha proposta inicial era testar até onde o plugin era funcional, até onde ele poderia suprir as necessidades de usuários comuns.




Apresentação


Pra quem não faz ideia do que seja o Gnash, é necessário primeiro uma apresentação. Como diz o título desse post, o Gnash é uma alternativa opensouce ao Adobe Flash Plugin. Atualmente (versão 0.8.8), ele suporta todas as funções do SWF 7 e algumas do SWF 8 e 9, sendo que o SWF 10 (versão mais recente) ainda não tem nenhum tipo de suporte.


Dito isso, vou começar a relatar minha experiência. Eu tenho 4 navegadores instalados na minha máquina (é exagero, eu sei. Ainda são restos das minhas horas de trabalho fazendo o tema 2011 aqui do blog): Opera 11, Firefox 4 b9, IceCat 3.6.13 e Chromium 10. De todos esses, o único que não me deu nenhum trabalho, em termos de configuração, foi o Chromium (meu navegador principal). Tudo o que o Gnash suporta - irei falar disso mais tarde - foi aberto sem problemas, incluindo o YouTube.


Já no trio Opera, Firefox 4 e IceCat 3, fazer o YouTube funcionar me deu um belo cansaço. Ou melhor, até eu descobrir a solução em um deles, eu apanhei bastante. Nos navegadores citados nesse parágrafo, parece que o Gnash tem um problema com cookies do YouTube, sendo necessária uma configuração especial. Dos três, o único que ficou realmente uma gambiarra foi o Opera, onde a solução causa mais dor de cabeça que o problema em si.



Suporte


Depois de configurados os navegadores, o Gnash foi realmente uma surpresa. Não que ele seja maravilhoso e suporte tudo o que o Flash Plugin suporta, até porque ele está (bem) longe disso. Ele não trava o navegador, como fazia da última vez que testei e ainda tem um suporte bem razoável para as funcionalidades do Flash Plugin.


Infelizmente, algumas coisas ainda não funcionam com o Gnash. Se você é fã daqueles joguinhos em flash, o Gnash não é um plugin para você. Todos os jogos que eu testei não funcionaram com o plugin de código aberto, o que pode causar um problema com seus filhos em casa. A maior parte dos sites feitos em flash também não funcionou com o Gnash, assim como outros sites de vídeo, como o Vimeo e o Dailymotion.



YouTube e Gnash: Configurando


Como eu disse, o Chromium não precisou de configurações especiais para funcionar com o YouTube. A solução para o Firefox 4 e o IceCat 3 é a mesma. Veja a baixo.

IceCat 3 e Firefox 4

Você vai precisar alterar suas configurações de privacidade. Sendo mais direto, você vai precisar bloquear os cookies do YouTube, simples assim. Os screenshots abaixo mostram como a configuração deve ser feita.

#1 - Vá em Editar > Preferências, depois clique em "Privacidade". Configure o Firefox/IceCat para usar suas configurações pessoais, exatamente como estão abaixo, no screenshot. Clique em "Exceções", ao lado de "Sites podem definir cookies".


#2 - Na tela que será aberta, simplesmente adicione o YouTube a sua lista de sites com cookies bloqueados, como eu fiz no screenshot abaixo.


#3 - Após limpar todos os seus cookies antigos, os vídeos do YouTube já estarão funcionando com o Gnash Plugin.

Opera

Conforme eu disse anteriormente, a solução para o Opera gera mais dor de cabeça que solução, mas o importante é que faz o YouTube funcionar.


#1 - Vá em Preferências e abra o painel. Na Guia "Avançado", clique em "Cookies" e peça que o Opera pergunte antes de aceitar TODOS os cookies.



Preciso dizer por que gera mais dor de cabeça que solução? Imagina um diálogo abrir para cada cookie que cada site quiser te mandar? Ao invés de navegar, você vai ficar clicando em botões. #fail duplo aqui: um pro Gnash, que ainda precisa dessas configurações extras no navegador, e outro para o Opera que não criou um jeito eficaz - como existe no Firefox/IceCat e no Chromium para gerenciar os cookies.


Conclusão


O Gnash ainda tem muito o que evoluir, mas faz bem o serviço básico. Quem tem filhos pequenos em casa vai correr do plugin, já que o suporte do mesmo aos games em flash é horrível. O pessoal que gosta de acessar aqueles (pesados) sites feitos em Flash também não vai ficar feliz com o plugin. Se você não é heavy user de Flash, apenas vê um vídeo de vez em quando, o Gnash é uma boa alternativa.

Um comentário:

  1. Valeu pela intenção amigo, mas, esse Gnash é um tremendo "elefante branco" !

    ResponderExcluir