sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Criando filme com suas fotos com o Kdenlive e o Mencoder

Para esse tutorial iremos precisar instalar o Kdenlive e o mencoder. O comando é o seguinte:






sudo apt-get install kdenlive kdenlive-data mencoder ffmpeg




Entendendo o comando acima:





> "sudo" dá poderes de super usuário ao comando. Necessário para a instalação de pacotes;




> "apt-get" é o programa que baixa e instala os pacotes deb dos repositórios;




> "install" é o argumento que diz o que o "apt-get" deve fazer. No nosso caso, instalar.




O Kdenlive é um editor de vídeo, com mais opções que o Windows Movie Maker mas ainda sim "parecidos". O mencoder é, resumindo, um conversor de vídeos em modo texto.








Para que o vídeo fique legal, seria interessante que suas imagens estejam na mesma resolução. Imagens em resoluções diferentes podem causar vídeos distorcidos. Agora vamos iniciar o Kdenlive. Basta procurar no menu, após instalá-lo. A interface inicial é essa:






Agora vamos adicionar as fotos ao programa. Você deve ir no menu "Projeto" > "Adicionar Clipe". Uma janela será aberta para você selecionar as fotos que deseja adicionar. Todas as imagens serão adicionadas na janela na parte esquerda do programa:






Você pode também adicionar uma música ao seu vídeo. O caminho é o mesmo: "Projeto" > "Adicionar Clipe" e procurar pela música desejada. Ela também estará na janela na parte esquerda. Agora vamos adicionar as imagens. Basta selecionar a imagem desejada e arrastá-la para a linha do tempo, na parte de baixo da janela do Kdenlive. Ficará assim:






Para aumentar o tempo em que a imagem será exibida, basta colocar o mouse na ponta direita da imagem, quando ela já estiver na linha do tempo, e quando uma seta verde aparecer, clicar nela e arrastar. Com todas as imagens adicionadas e com seus tempos aumentados, meu Kdenlive ficou assim:






Para adicionar a música, basta selecionar a música importada e arrastá-la para a linha abaixo da qual estão as imagens, posicionando-a no ínicio da linha.






Como eu fiz com poucas imagens, muito grande. Vamos diminuir seu tempo de execução. Para fazer isso, clique duas vezes sobre a música já na linha do tempo. Uma janela como essa irá abrir:






Basta mudar o tempo de duração da música para o tempo do seu vídeo. Para saber o tempo total do seu vídeo, clique na parte final do filme, no final do último quadro, na parte de cima da linha do tempo, onde ficam as marcações de tempo. Uma seta irá aparecer e o tempo estará escrito na janela "Monitor do Projeto", a direita dos controles. Sua linha do tempo ficará assim:






Agora que tudo está feito, vamos renderizar o vídeo. Para isso basta clicar em "Renderizar", ao lado do botão colar, na barra de ferramentas. Essa janela irá abrir:






Você seleciona o formato e clica, na parte de baixo da janela, em "Render to File". Ele mudará para aba, onde seu vídeo será renderizado. Se tudo deu certo, seu vídeo foi salvo e deve funcionar. Só há um problema. Ficou enorme, ocupando desnecessáriamente muito espaço. Vamos mudar isso com o mencoder. No meu caso, eu salvei o filme em /home/usuário/kdenlive, com o nome de teste.avi (formato que eu escolhi). Com o terminal aberto, você dará os seguintes comandos:





cd /home/usuário/kdenlive




mencod

er teste.avi -ovc lavc -oac mp3lame -o video.avi




Entendendo o comando acima:




> "cd" muda o diretório de trabalho para o indicado;




> "mencoder" é o nosso conversor de vídeo;




> "teste.avi" é o nosso vídeo original;




> "-ovc" significa "output video codec", ou seja o codec que nosso arquivo convertido irá utilizar;




> "-oac" significa "output audio codec", ou seja, o codec de áudio que nosso arquivo convertido irá utilizar;




> "-o" mostra ao mencoder que o nome que queremos dar ao nosso arquivo convertido, no caso, video.avi.




Depois é só dar "Enter" que o mencoder iniciará a conversão. Você deve estar se perguntando, porque converter de *.avi para *.avi? Ao menos no meu computador, o Kdenlive só habilita os vídeos HD (não me pergunte porque...). O vídeo original criado tinha 92MB. O convertido 1MB. Por isso a conversão.




Video tutorial disponível (o vídeo vai até a parte de renderizar):



Link

Um comentário:

  1. Oi, Cleiton.

    Estou começando a utilizar o kdenlive e gostei muito da tua explicação.

    ResponderExcluir