quinta-feira, 28 de abril de 2011

Linux Mint pode dizer adeus ao Ubuntu!

Hoje 28 de abril de 2011, é lançada a nova versão do Ubuntu, a Natty Narwhal, amada por uns e odiada por outros.  Daqui há aproximadamente um mês(ou menos) será lançada a nova versão do Linux Mint, baseada neste Ubuntu, porém esta poderá ser uma das últimas versões com base Ubuntu.




Isso mesmo, os desenvolvedores do Linux Mint podem deixar de usar a base Ubuntu, e migrar com tudo para o Debian Testing, isso ainda não é confirmado mas é algo que não está muito longe de acontecer.

Mesmo Clem sabendo que seu maior tesouro e o Linux Mint, baseado no Ubuntu, pouco a pouco vimos que o Mint XFCE e o Mint FluxBox passaram a ser basedos no Debian, não será nenhuma surpresa se os próximos a migrarem sejam o Mint KDE e o  Mint LXDE.

Outro ponto importante a ser levado em consideração, é a mudança do nome aonde o LMDE (Linux Mint Debian Edition) passará a se chamar apenas de Linux Mint Gnome.

Mas porque desistir do Ubuntu?

Três pontos: Unity, Wayland e Ubuntu Software Center.

O polemico Unity, não agradou os desenvolvedores do Linux Mint, que já anunciaram que a próxima versão o Mint 11 "Katya", não virá com Unity, nem com o Gnome 2.

A Canonical tem planos de substituir o X11 pelo Wayland em versões futuras do Ubuntu, uma mudança realmente brusca, algo que  ainda nem aconteceu mais já ganhou desaprovações diversas, inclusive da Nvidia que não pretende dar suporte ao Wayland. Sobre o Wayland, cito as palavras do André Ramos:
"Estamos rumando a uma distribuição com um ambiente gráfico próprio, com um servidor X estranho e que uma das maiores produtoras de placas gráficas recusou suportar. Se eles querem ser tão diferentes assim, creio eu que estão rumando pelo caminho errado. Já arrumaram briga o suficiente com a comunidade e cada vez mais vão criando novos desafetos."

Já o Ubuntu Software Center é outra dor de cabeça, para quem acompanha a evolução do Ubuntu, deve ter notado que a distro cada vez mais centra suas "funções" no Software Center, porém o Linux Mint não tem interesse em te-la e "arranca-la", significa perder vários pacotes importantes.

Minha opinião!

Acho que o Clem e outros desenvolvedores do Mint, farão a coisa certa caso migrem tudo para a base Debian. Hoje vejo o Linux Mint, como uma customização do Ubuntu, já o LMDE como uma distro independente. Sem contar que, ficará muito mais fácil para os desenvolvedores do Mint aperfeiçoarem os programas característicos da distro, constituindo assim uma comunidade forte, vou torcer muito para que isso aconteça, mesmo sabendo que se acontecer ira demorar um bom tempo, até se tornar concreto!

E você o que acha disso tudo?

Referência: http://linuxmintlife.wordpress.com/ - http://blog.linuxmint.com/

26 comentários:

  1. Sou mais é Debian, porque o Ubuntu está sofisticando tanto que no fim vai ser aquela história do diabo que tanto enfeitou os olhos do filho que no fim furou! O Mint está certíssimo em voltar seu desenvolvimento para o Debian pois aqui sim tem futuro!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Stanley, agradeço muito seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que esse novo X não é novidade só no Ubuntu, se eu não me engano o Fedora falou primeiro que iria usar o Wayland.

    E não tem problema o Linux Mint migrar pro Debian, o Ubuntu é um Debian customizado, por que o Mint também não pode ser??? Talvez ganhe até mais fãs.

    Enquanto o Unity, eu acho besteira todo esse papo, ele está em fase de melhoramento e não é por que a distribuição não gostou de um ambiente, que ela vai largar toda a sua base.

    Ao meu ver, o Mint Debian não está preparado ao usuário final como o Mint Ubuntu está, já ouvi várias pessoas falando de erros. =P
    Mas, enfim, isso é um assunto bem delicado, né? Cada um tem suas opiniões.

    Não é por isso que eu não vou deixar de usar o que é mais importante, o Kernel Linux, distribuição é só a garrafa do refri. =D
    kkkkkk

    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que isso é pura especulação da sua parte!

    [ 4. What about the main edition? Unless major obstacles or changes meant either Ubuntu or Gnome 3 weren’t compatible with our vision of a perfect desktop anymore, this will not change. (http://blog.linuxmint.com/?p=1725) ] Percebemos que o problema do Linux Mint não é só mudanças no Ubuntu...

    Mas acho a ideia do Mint ser baseado somente no Debian testing excelente! Facilita pra todo mundo! :)

    Rodrigo Miguel (http://linuxlike.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  5. A questão do Unity é assim, os desenvolvedores do Minty não aceitaram a Canonical trocar o GnomeShell pelo Unity, eles acreditam que no futuro poderá ser dificil eles "arrancarem" o Unity e personaliza-lo a seus gostos. Prova disso é o Software Center.

    Quanto ao Mint Debian, concordo com você ela ainda possui alguns probleminhas que precisam ser corrigidos, mas nada que demore anos e sim meses ou semanas para serem corrigidos.

    Agradeço muito seu comentário Willian, até breve!

    ResponderExcluir
  6. Não posso dizer que seja apenas especulação, note que o Ubuntu quer se "afastar" d+ das outras distros, isso para o Linux Mint será ruim. É meio difícil explicar, mas vou tentar dando um exemplo.

    Você sabia que o Software Center se recusa a funcionar do Linux Mint 10, só porque o nome da distro não é Ubuntu? -> http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=47&t=46619#p279983 . Imagine se outros pacotes começam a ter frescuras deste tipo?

    Esse é o medo dos desenvolvedores do Mint, sem contar como você mesmo disse: "... a ideia do Mint ser baseado somente no Debian testing é excelente! Facilita pra todo mundo!..."

    Rodrigo, muito obrigado pelo seu comentário, sempre estou pelo seu blog curtindo seus post's . Parabéns pelo www.linuxlike.blogspot.com e até breve!

    ResponderExcluir
  7. Uso o Debian testing. O Software Center é instalado por padrão e funciona sem problemas. Por que o Mint não poderia utilizar - se os desenvolvedores assim o quiserem?

    De qualquer forma, o Mint tem um instalador próprio (que creio que ainda seja utilizado em detrimento do Software Center...). Talvez esta seja a razão da dificuldade apontada lá no Fórum...

    No fim das contas, uso sempre o Synapitc :)

    ResponderExcluir
  8. Não entendi a sua pergunta? "Por que o Mint não poderia utilizar - se os desenvolvedores assim o quiserem? "

    Eu também particularmente prefiro o Synaptic e o aptitude, mas sei que o Gerenciador de Programas é muito atrativo a novos usuários!

    ResponderExcluir
  9. "Por que o Mint não poderia utilizar - se os desenvolvedores assim o quiserem?"

    O Software Center se recusa a funcionar do Linux Mint 10? Se o Debian pode utilizar, por que o Mint não pode?

    ResponderExcluir
  10. Humm entendi! O que acontece é assim o Mint 10 é baseado no Maverick certo, no Maverick o software center esta na versão 3.0.x.

    No Debian (Testing, Sid e Experimental) o Software Center esta na versão 2.0.X, a mesma versão que o Ubuntu Lucid e o Mint 9, essa versão do Software Center não tem o problema citado no Post. Tanto que para quem usa o Mint 9 pode usar o Software Center sem grandes problemas, mas no Mint 10 a versão 3.0.x é a única oferecida. No Ubuntu Natty o Software Center já esta na versão 4.0, com muito mais "funções" centradas que sua versão anterior. Ou seja será ainda mais dificil para os desenvolvedores do Mint fazer-lo funcionar no Mint 11, entendeu o rolo?

    ResponderExcluir
  11. ^^ Muito obrigado.

    Eu sou muito fã do Ubuntu, tanto quanto sou fã do Debian e Mint. Na verdade eu gosto de quase todos Linux por ai e não gosto de ver esse tipo de briga, afinal, é tudo software de código aberto, certo? =D

    Eu apoio o Unity, Gnome 3, GnomeShell, KDE 4 entre outros, não vejo problemas em usa-los, só não gosto dessas, ah. Unity, eca. Ah Gnome 3 eca. ¬¬ Isso para mim é putaria mesmo. =P


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas, cada um com o seu gosto, certo???

    Muito obrigado pela resposta. =DDD

    ResponderExcluir
  12. Mas, eu acho que já que é assim, só usar o gerenciador do Mint. =P Esse tipo de atitude do Ubuntu que deixam muitos usuários putos (eu fiquei agora).

    Mas, será que não modificando o código fonte do Gerenciador do 11.04 não dá para adapta-lo em outras distribuições? =P

    ResponderExcluir
  13. Talvez Wilian, mas acho que não seja algo tão fácil assim, já que a equipe do Debian resolveu meio que criar um "fork", apartir da versão 2. Acho esse tipo de atitude do Ubuntu muito egoista, todos devem se ajudar, não é mesmo?

    Não quero dizer criar brigas entre as distros ou apontar uma melhor, pra mim cada um escolhe a que mais gostar, só acho que o Ubuntu pecou e todos devem assumir isso até mesmo seus users, como você fez.

    As coisas funcionam mais ou menos assim: Se você criticar o Ubuntu você e troll, se você é UserUbuntu, tudo que ele faz é certo e os outros estão errados. Acho que existe sim um meio termo, ou melhor uma neutralidade que todos devem entender.

    ResponderExcluir
  14. 1. Minha experiência passada:
    O Ubuntu teve/tem importância histórica ao facilitar a vida dos usuários nas configurações do Linux.
    Grande parte da popularização do Linux se deve a essa distro. Alguém constesta?

    O que me fez abandonar a distro (no passado) foi a despadronização: as coisas não estavam onde deveriam estar (tinha links simbólicos para todo lado). Adicionalmente, tinha uns bugs no Gnome chatos. Optei por outra distro (OpenSuse sob Gnome, que reconheceu melhor meu hardware) e assim foi uns 4 anos.

    2. O presente:
    Um amigo me falou do Mint, derivado do Ubuntu. Entrei na página do projeto para dar uma olhada e eles tinham acabado de lançar o LMDE rolling 32 bit sob Gnome. Não pensei duas vezes, instalei. Estava em busca de uma distro rolling (fácil de instalar e configurar) a algum tempo. Fiquei muito satisfeito. Depois veio a 64 bit: melhor ainda.

    Com o tempo (e o uso intenso) fui me deparando com alguns velhos (e novos) problemas do Gnome.
    Aquele meu ambiente gráfico preferido estava ficando pesaaado...

    Ai saiu o LMDE/Xfce 32 e 64 bit. Toca instalar para ver o resultado: alguns problemas de adaptação a um ambiente gráfico ainda em desenvolvimento (mas já muito bom). É com o que estou agora, e satisfeito!

    3. O futuro
    Acho correto o Mint ser (mais uma) distro independente derivada do Debian.
    Não vejo motivo algum para ser um sabor do Ubuntu: não mesmo!
    O que o Ubuntu fez no passado em relação ao Debian, o Mint está fazendo agora, e creio, melhor!

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho uma visão muito parecida com a sua Stanley, achei que o Debian (LMDE) esta redondinho nas minhas maquinas, acho que as vezes mudar de distro pode ser muito bom, afinal somos livres!

    Agradeço muito seu comentário, até breve!

    ResponderExcluir
  16. José, concordo com você: " O que o Ubuntu fez no passado em relação ao Debian, o Mint está fazendo agora, e creio que, melhor! ".

    O grande problema ao meu ver, são os fanaticos pelo Ubuntu, que não podem concordar com a ideia de alguma distro ser melhor que o Ubuntu. Muitas pessoas não entendem, que isso não é uma guerra, e sim uma questão de gosto!

    Agradeço muito seu comentário, até breve!

    ResponderExcluir
  17. Penso que toda distro tem que ter seu padrão, independente se a mesma se baseia em outra ou não.

    Um exemplo é o BigLinux 4.02 baseada no Debian, mas que em nada lembra a Distribuição Universal, de qualquer forma, mesmo a LinuxMint ser o Ubuntu com roupa diferente não deixou de conquistar os linuxer's do mundo todo - incluindo a mim - por ser uma alternativa atraente e que buscava certas inovações a começar por seu botão iniciar e já vir de fábrica preparada para ouvir músicas e ver dvd's.

    Se os mint's veem a necessidade de uma mudança radical isto mostra inovação, se demorarem em faze-la nos mostra cautela, algo que a Ubuntu não vem tendo, pois mesmo a Unity sendo "bonitinha" é pouca funcional e é de funcionalidade que precisamos.

    Ave GNU/Linux

    ResponderExcluir
  18. Afs o que é isso foi o Ubuntu que fez o Linux tão popular e eu já usei o Linux mint 12 e não tem nada de vantajoso,sei que é Livre mas os desenvolvedores do Linux mint vão provocar uma briga e para min o Ubuntu comtinua.

    ResponderExcluir
  19. O Ubuntu continuará existindo, assim como o Mint, acho que para o Mint será apenas mais um passo para sua evolução, já o Ubuntu....

    ResponderExcluir
  20. O Ubuntu vem revolucionando o Linux e criando maior notoriedade nos desktop, todo mundo reclamou do UPStart do ubuntu, hoje todos querem, vejam o sistema de notificação, todos gostaram hoje. Todos reclamam ainda do Unity mas conheço usuários que já mudaram de opinião. O Grande problema do Ubuntu é a quebra de paradigmas, se acostumamos tanto a uma coisa que quando muda não gostamos mesmo, mas creio que o ubuntu esta correto em evoluir, pois se ela mudar tudo isso que ela esta querendo e o negocio realmente funcionar e for bom... A Conversa irá mudar de história, para ser mais uma distro que nunca evolui em nada já existe muitas, criar cópias somente do debian e não evoluir com novas ferramentas/funcionalidades para que serve isso ? Isso o Ubuntu já fez o que ele tem que fazer agora é realmente fazer o linux evoluir para tentar uma fatia maior no mercado com ferramentas melhores.

    OBS não uso ubuntu, sou usuário do slackware e não troco simplesmente por uma questão de gosto.

    ResponderExcluir
  21. Olá Tiago...

    Também acho certo, as distros inovarem e criarem suas próprias ferramentas, porém o Ubuntu cruzou uma linha que não é muito legal, ele esta criando seu próprio eco-sistema , aonde ele se poem superior as outras distros.

    Não pretendo começar uma discussão sem fim, por esse motivo termino por aqui!

    ResponderExcluir
  22. Tem que sair fora sim! Esse pessoal da canonical deveria se juntar ao Bill Gates, lançam uma distribuição cheia de "não-me-toques", dificultam a customização, chega a parecer o win8, fazem pouco caso do hardware mais antigo enfim, só falta começarem a cobrar.

    ResponderExcluir
  23. Acho que toda a distro tem o direito de se tornar independente, pena que nem todos vêm assim !

    Muito obrigado pelo seu comentário!

    ResponderExcluir