sexta-feira, 6 de maio de 2011

Linux Mint 11, sem grandes novidades!

Parece que os desenvolvedores do Linux Mint deram para trás, em anuncio feito ontem (05/05/2011), eles revelam o que vira na próxima versão de seu sistema, que deve sai ainda este mês.

Tristeza pra uns e alegria para muitos,  o Linux Mint 11 não virá com o Gnome3,  seus desenvolvedores decidiram por não trazerem o Gnome 3 ainda, acredito que essa decisão deve-se pelo fato de nenhuma distro com base DEB ter o Gnome 3 tão amadurecido como as distros de base RPM. Mesmo eu não ficando feliz com essa decisão, notei que muitos que usam o Mint adoraram, principalmente pelo fato de não ter que topar com o Unity.

Além da polemica do Gnome 3 ainda teremos:

  • O LibreOffice substituirá o OpenOffice, como suíte de escritório.

  • O Banshee subtituirá o Rhythmbox como player de música padrão, igual aconteceu no Ubuntu 11.04.

  • GThumb substituirá F-Spot como gerenciador de fotos/imagens, padrão.

  • O Gwibber não virá mais instalado por padrão.

  • Os seguintes pacotes: padevchooser, paman, paprefs, pavumeter e pavucontrol, todos esses citados são referentes ao Pulseaudio,eles não virão mais por padrão.


Já em relação ao sistema e os programas "próprios"do Mint, destacam-se:

O Gerenciador de Atualizações e o Gerenciador de Programas, ficaram mais rápidos que sua versão atual, ambos sofreram melhorias para melhor atender o usuário, sem contar a correção de vários bugs dos mesmos.

A ferramenta de Configuração da Areá de Trabalho, trará novos recursos e terá opções especificas para cada ambiente de trabalho(Gnome Kde, Xfce).

O tema Mint-X, virá com inúmeras correções e a promessa de ícones mais arredondados.

A Extensão Mint-Search para os navegadores Firefox, Chromium, Chrome e Opera também ganha algumas melhorias, incluindo o suporte para o Mozilla Firefox 4.

Para quem quiser mais detalhes basta acessar  esse link: http://blog.linuxmint.com/?p=1746

[caption id="" align="aligncenter" width="400"] A ùnica imagem divulgada do Linux Mint 11.[/caption]

Só lembrando que o Linux Mint 11 deve ser lançado no final deste mês(Maio), mas  em aproximadamente uma semana já poderemos ter acesso a versão Release Candidate.

4 comentários:

  1. Eles poderiam sair na dianteira e partir com o Gnome 3. Mas tudo bem...

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida, belas decisões tomadas pelo projeto.

    O mint começa a crescer cada vez mais no meu conceito. Se essa versão vier redondinha, será a minha primeira recomendação a usuários novatos.

    ResponderExcluir
  3. Acho que eles sozinhos não conseguiram fazer tal coisa, dei uma olhada no Gnome 3 do Ubuntu 11.04 (por vídeos) nem se compara a versão do Fedora ou do Arch.
    Agradeço seu comentário

    ResponderExcluir
  4. Não gostei muito delas não Danilo, mas sei que para a comunidade user-mint foi a melhor escolha. Também acho que o Mint é realmente a distro mais preparada para iniciantes.
    Muito obrigado pelo seu comentário Danilo.

    ResponderExcluir