quarta-feira, 4 de maio de 2011

Gnome 3: Mais Personalizações


Uma das principais reclamações dos usuários que testam o Gnome 3 pela primeira vez é a falta de opções de customização. Embora eu ainda concorde parcialmente com a reclamação, a comunidade começa a trabalhar para reverter essa situação – com ou sem o apoio dos desenvolvedores do Gnome, diga-se de passagem.



 

IMPORTANTE: Atualização: 12/06/2011 as 23:52

 

A desculpa, quer dizer, o motivo principal dos desenvolvedores do Gnome terem retirado as opções de personalização diz respeito ao desejo de “padronizar” a interface. Ao que parece, eles desejam que o Gnome 3 seja exibido com uma aparência padrão em todas as distros, evitando as diversas “caras” que tem o Gnome 2 pelo mundo Linux.


Como, num mundo de código aberto, é meio complicado você obrigar alguém a fazer exatamente o que você quer, os primeiros programas visando suprir as necessidades abertas pelos devs do Gnome começam a aparecer. O principal deles até o momento é o Gnome-Tweak-Tool. Com a ferramenta é possível trocar o tema do Gnome Shell, modificar as fontes (tipo, tamanho, etc.), modificar a área de trabalho (fazer a área de trabalho do Gnome 3 voltar a exibir o conteúdo da pasta Desktop) e muito mais. Dá pra brincar bastante com a ferramenta.




Uma outra questão bem importante em relação ao Gnome 3 são as extensões que já estão disponíveis. Elas adicionam funções interessantes ao ambiente gráfico, como um dock visível na área de trabalho (eu não gostei, mas...), o retorno da função de desligar visível por padrão no menu do usuário, uma extensão que adiciona ao Gsettings a opção de trocar o tema do Gnome-Shell via terminal e muito mais. Agora vamos ver como customizar o seu Gnome 3?



Customizando a aparência do seu Gnome 3


Customizar o Gnome 3 não é tão complicado, você apenas precisa saber exatamente onde mexer. ;)


Para esse tutorial iremos precisar de (todas presentes no Fedora 15 beta):





  • Faenza-Icon-Theme;




  • Gnome-Shell-Extensions-User-Theme;




  • Gconf-Editor;




  • Temas para o Gnome-Shell;




  • Temas para o GTK3.




As três primeiras coisas necessárias nós podemos resolver com o comando:





su -c “yum install faenza-icon-theme gnome-shell-extensions-user-theme gconf-editor”




Mas onde iremos encontrar temas para o Gnome-Shell? O Deviantart é seu amigo e nada lhe faltará, diz esse que vos fala. Lá no Deviantart se reunem diversos artistas, inclusive artistas que trabalham com Linux e com o Gnome. Entre eles posso, sem medo de errar, destacar o Half-Left, autor da maioria dos temas para o Gnome-Shell. Vocês podem ver e escolher o tema desejado nesse link: http://gnome-shell.deviantart.com/. Para esse tutorial, vou trabalhar com o tema Orta, criado pelo Half-Left.


Já o tema GTK3 é algo um pouco mais complicado. O Adwaita, tema padrão do Gnome 3, é ume excelente tema, extremamente completo e bem feito. Mas você – assim como eu – usuário acostumado a modificar a aparência do seu sistema com frequência vai ficar meio que com coceira de ficar semana após semana olhando pro Adwaita. Felizmente, o Deviantart também resolveu esse meu problema. Você pode dar uma conferida nessa pesquisa: http://browse.deviantart.com/?qh=&section=&global=1&q=GTK3. Para esse tutorial, vou trabalhar com o tema Hope, criado pelo0rAX0 e portado para GTK3 por grvrulz.


Regra nº 1: O terminal é muito, mas muito seu amigo.


Regra nº 2: O GSettings é um bom companheiro.


Nunca se esqueça das afirmações acima. Abra o seu terminal, pois vamos explorar as funções do Gsettings. Para os temas serem aplicados corretamente, é necessário que eles estejam em seu devido lugar. O tema do Gnome-Shell deverá estar na sua pasta pessoal, dentro da pasta oculta .themes . Já o tema GTK3 precisa, obrigatoriamente, estar na pasta /usr/share/themes .


Vale ressaltar aqui que eu escolhi os ícones Faenza por terem uma boa resolução. Os ícones utilizados no menu do Gnome 3 são beeem grandinhos, então não é qualquer tema que vai ficar legal. #FikDik


Dito isso, vamos aos comandos que é a parte importante:





  • Aplicando o Tema de Ícones




gsettings set org.gnome.desktop.interface icon-theme Faenza





  • Aplicando o tema GTK3


    gsettings set org.gnome.desktop.interface gtk-theme Hope




  • Aplicando o tema Orta-Dark para o Gnome-Shell


    gsettings set org.gnome.shell.extensions.user-theme name gs-orta-dark




Agora você vai perguntar, e com razão: “Mas e a decoração da janela, não dá pra mudar?”. Sim, dá pra mudar. O problema aqui é que não tem maneira de fazer isso através do GSettings, sendo necessário modificar a configuração diretamente no Gconf-Editor.


Se você digitar “gconf” na pesquisa do seu Gnome 3, lá em atividades, só vai aparecer um ícone. Clique nele, por favor. O Gconf-Editor irá abrir. Você vai seguir o caminho: Desktop > Gnome > Shell > Window . Dentro de “Window”, modifique a configuração “theme”. No meu caso, eu digito “Hope” e pressiono “ Enter”. Depois é só reiniciar o Shell (ALT+F2 > digitar 'r' > pressionar 'ENTER').



É mais ou menos esse o resultado final:



Espero ter demonstrado com isso que, apesar de ainda não ser o ideal, o Gnome 3 já possui sim opções de customização. Obviamente não temos ainda a opção de temas que tínhamos para o Gnome 2, mas é uma questão de tempo até tudo ser migrado para o GTK3. Um outro ponto que eu preciso contar é que, com excessão da aplicação do tema, tudo o que eu fiz via terminal pode ser feito diretamente no Gnome-Tweak-Tool. Minha única reclamação em relação a ele é não ser muito “estável” na aplicação de temas do Gnome-Shell. Espero que tenham gostado e até a próxima. ;)


<---------------------------Atualização 12/06-2011 as 23:52--------------------------------------->


Se você está com o Fedora 15 totalmente atualizado você não vai precisar do GConf-Editor. A mudança do tema da borda da janela pode ser feita diretamente no Gnome-Tweak-Tools. Aliás, você vai poder fazer tudo diretamente do Gnome-Tweak-Tool, com a excessão da instalação do tema GTK3 e dos Ícones.


Uma outra alteração é que o tema GTK3 não precisa estar na pasta /usr/share/themes, ele pode estar em ~/.themes/, juntamente com o tema do Gnome-Shell. Outra novidade é que o site gnome-look.org adicionou áreas para temas GTK3 e para temas do Gnome-Shell. Então, com a excessão dos temas do Half-Left, todos os outros bons temas estão lá. Então, já é mais vantajoso visitar o gnome-look.org no lugar do Deviant-art.


No entanto, todo o post continua funcionando, no entanto, essas atualizações descritas nessa seção facilitam ainda mais a vida dos usuários.


www.gnome-look.org


Voltar ao Topo


<---------------------------Fim da Atualização------------------------------->

9 comentários:

  1. Muito bom ! Estou com o Gnome3 no meu Arch e ainda não sabia como alterar os temas !
    Vou tentar !
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. @twitter-22940852:disqus não por isso. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Excelente!
    Por enquanto vou personalizando na mão mesmo (enquanto estou usando builds ~/gnome-shell) mas isso de não poder personalizar era uma coisa que eu temia (principalmente em relação aos ícones)...
    De qualquer maneira, vou testando enquanto não o FC 15.

    ResponderExcluir
  4. Ola como faço para colocar o tema Hope eu não consegui achar a pasta oculta .themes, será qeu eu tenho que criar? e outra qual dos dois arquivos zip eu adiciono se no caso for criar,se deixo zipado ou coloco já descompactado.Me descupe por essas perguntas mas eu sou novo no fedora.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Anderson. O tema Hope, que é o tema GTK3 (para as janelas e decoração das janelas) deve estar descompactado na pasta /usr/share/themes. Te recomendo, como root, mover o arquivo .zip para a pasta indicada e lá descompactá-lo (também como root):

    su -c "mv arquivo.zip /usr/share/themes/"
    su -c "unzip arquivo.zip"

    ResponderExcluir
  6. Valeu, agora funcinou, mas e a para colocar um Gnome Shell? esse tá me dando uma dor de cabeça pois no fedora beta não existe uma pasta oculta .themes, eu fui inventar de criar e coloquei o tema ali mas na hoar de atualizar ficou tudo muito preto nas barras do sistam ou seja ficou tudo desconfigurado! a solução que fiz para contoranr isso foi deletando a pasta.themes, mas e aí será que tem alguma solução para isso?

    ResponderExcluir
  7. Anderson, a parte de criar a pasta ".themes" foi correta. Você lembrou de descompactar o arquivo .zip? Se você descompatou, dá uma verificada se a estrutura da pasta do tema está assim (vou dar o exemplo do tema Gaia):

    ~/.themes/gs-gaia/gnome-shell/arquivosdotema

    ResponderExcluir
  8. Vlw cara tava procurando sobre o assunto, achei bem esclarecedora a explicação ^^ obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  9. Olá, obrigado pela visita.

    Fico feliz que tenha achado meu post útil.

    Até a próxima vez.

    ResponderExcluir