quarta-feira, 29 de junho de 2011

Unico Engine: Novo motor para temas GTK3

Quando o Gnome 3 foi lançado, muita gente ficou com muitas pulgas atrás da orelha quando descobriu que os desenvolvedores do Gnome não colocaram por padrão opções para personalização da interface, como alteração de ícones, temas para a janela, temas para a borda da janela e o tema para o Gnome Shell. Ficou meio que subentendido que os devs queriam uma "padronização da interface", mas ficou claro desde sempre que a comunidade não iria se sentar para aplaudir (ou reclamar), iria agir para alterar.



Primeiro veio a possibilidade de se alterar "na unha" o tema do shell e, algum tempo depois, a extensão para se fazer o mesmo trabalho, só que "menos agressivamente". Após algumas semanas apareceu a figura do Gnome-Tweak-Tools, que trás as possibilidade de alterar tudo aquilo que os desenvolvedores do Gnome não querem que você altere. De fato, na versão mais recente existe opção até para habilitar e desabilitar extensões através do Tweak-Tools.


Os primeiros temas apareceram, muito mais como pequenas modificações e trocas de cores do Adwaita - padrão do Gnome 3 -que como temas em si. Nós ainda não tinhamos uma outra engine de temas para Gtk3, como é a murrine e a equinox, para Gtk2, por exemplo, então as possibilidades ainda não eram tão grandes assim.


Mas foi nesse momento de trevas que, de onde menos se esperava, veio a luz. Sim de lá mesmo, daquele lugar onde tem uma foto minha como alvo para dardos, daquele sistema cujo os usuários ficam furiosos quando eu faço um post falando algumas verdades, do Launchpad, produto da Canonical, criado por desenvolvedores que se auto denominam, Unico Team. Isso me surpreendo por dois motivos:




  1. É uma inovação vinda, mesmo que indiretamente, da Canonical. Isso é quase como encontrar um rato com asas! (ok, zuei vocês de novo. Mas o resto do post é falando bem de um feito vindo da Comunidade roxinha, então na me xinguem dessa vez, tudo bem? ;) );

  2. Como a Canonical manteve o Gnome 2 no seu lançamento recente,  ao menos que usem uma gambiarra ppa para instalar o Gnome 3, os usuários do Ubuntu não terão lá muito o que fazer com a Unico Engine até o 11.10 (sim, quase seis meses na frente).


Mas, se eu sou persona non grata na comunidade Ubuntu (muito injustamente, eu nunca falo mal do Ubuntu... :D ), como raios eu fiquei sabendo da Unico? Antes que alguém pergunte, eu não sou o 007. É que os primeiros temas utilizando o novo motor já começaram a ser feitos. Inclusive, dois deles são os mais baixados do gnome-look.org: Zukitwo e Hope. Foi assim que eu fiquei sabendo.

Apesar de eu não fazer parte do time de empacotadores do Fedora, o Fedora Project disponibiliza um espaço para os colaboradores de outras áreas manterem um repositório nos servidores da distro, desde que os pacotes obedeçam a mesma regra dos pacotes que estão oficialmente nos repositórios da distro. Como a Unico Engine é licenciada sobre a LGPL, eu pude criar um repositório por lá. Para instalar:

No terminal, digite:

cd /etc/yum.repos.d/; wget -c http://repos.fedorapeople.org/repos/cleitonlima/gtk3-unico-engine/fedora-gtk3-unico-engine.repo


O comando acima irá baixar o arquivo do repositório para a pasta correta. Depois disso, é só instalar o pacote gtk3-unico-engine da maneira como preferir (GPackagekit, KPackagekit, Yum...). Via terminal:

su -c "yum install gtk3-unico-engine"


Depois é só instalar os seus temas e ser feliz.



[caption id="attachment_4129" align="aligncenter" width="550" caption="Zukitwo Dark, usa a Gtk3-Unico-Engine"][/caption]


Unico Engine no Launchpad: https://launchpad.net/unico
Repositório no Fedora People: http://repos.fedorapeople.org/repos/cleitonlima/gtk3-unico-engine/
Tema Zukitwo (usa a Unico Engine): http://gnome-look.org/content/show.php/Zukitwo?content=140562
Tema Hope (usa a Unico Engine):  http://gnome-look.org/content/show.php/Hope+gtk3?content=141491

4 comentários:

  1. Tem como aplicar isso no mageia 2?

    ResponderExcluir
  2. Não consigo instalar porque informa que o repositório está offline.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rodrigo.

    Desde a versão 16, o Fedora já trás o gtk-unico-engine nos repositórios. É só dar o comando:

    su -c "yum install gtk-unico-engine"

    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Hiago, resolvi aproveitar teu interesse e empacotar o unico-engine para o Mageia.

    O pacote é para sistemas x86_64, mas você pode baixar o SRPM que eu também fiz e criar o pacote para um sistema i586. Note que eu não tenho o Gnome 3 instalado no Mageia, utilizo o KDE/Razor-qt por isso não pude testar se ele funciona de fato.

    Pacote: http://va.mu/V2Xw
    SRPM: http://va.mu/V2X1

    Se puder, assim que testar dê um feedback aqui. Abraços. :)

    ResponderExcluir