quarta-feira, 29 de junho de 2011

Novo Ciclo de Desenvolvimento do Firefox: Um tiro no pé ou uma evolução?

Houve um tempo em que o Internet Explorer dominava. Durante esse domínio absoluto, surgiu um desafiante que, rapidamente, ganhou muitos fãs. Seu nome era Firefox, desenvolvido pela Fundação Mozilla. Durante muito tempo ele foi o maior concorrente do navegador do Microsoft. Mas, veio o Google Chrome e tudo mudou. O navegador da Mozilla começou a perder espaço, perder mercado para o novo concorrente.


A história do parágrafo acima, provavelmente, não foi novidade para você, leitor. O Google Chrome deu uma "sacudida" no mundo dos navegadores, passando o Firefox em algumas regiões do mundo. A resposta da Fundação Mozilla para essa perda de espaço foi um novo ciclo de lançamentos, mais curto que o habitual. A ideia era trazer novos recursos para as mãos dos usuários com mais rapidez. Mas será que foi a melhor decisão?



Não se enganem, eu sou colaborador do Projeto Fedora, uma distro que tem como objetivo inovação e que, por isso, seus lançamentos também tem um suporte relativamente curto se comparado ao de outras distribuições, cerca de um ano e um mês. Mas, até mesmo quem estava acostumada a esses lançamentos curtos, se surpreendeu com a velocidade do lançamento do Firefox 5 e, principalmente, com o curto espaço de tempo entre o Firefox 4 e 5.


Mas não é isso que me preocupa. Junto com o Firefox 5 chegou o fim do suporte ao Firefox 4. Isso mesmo, o suporte ao Firefox 4 durou apenas 3 meses. De acordo com os desenvolvedores, a correção de segurança do Firefox 4 é o 5. Isso pode parecer normal para um usuário doméstico, mas será que é tão normal num ambiente corporativo? Creio que não.


A preocupação principal que tenho é que o novo ciclo de lançamentos rápidos da Mozilla não consiga trazer de volta todos os usuários (eu, por exemplo, continuo no Chromium) e que ainda a faça perder espaço no mercado corporativo. Imagine dizer para seu chefe que é preciso baixar uma nova versão do navegador porque a antiga não vai mais ter correções de segurança? Imagine, além disso, que você o convenceu a usar a tal versão não mais suportada há três meses apenas? O resultado é o seu "filme queimado" e a imagem do Firefox em si arranhada.


Vejam, atualizações são importantes. Mas, em alguns locais, elas simplesmente não ocorrem. Recebi relatos quando o Espaço Liberdade utilizou o Akangatu, tema em HTML5 para Wordpress, de visitantes que não conseguiam visualizar a página corretamente porque a versão do Firefox instalado - numa faculdade, se não estou enganado - era anterior a 3.0. o.O


Eu, sinceramente, desejo toda a sorte do mundo para a Mozilla e o seu Firefox. O panda vermelho foi, aliás, um dos primeiros softwares livres que eu utilizei. No entanto, no presente, a superioridade do Chrome/Chromium ainda é sensível. A versão no Canal Aurora, o futuro Firefox 6, está excelente, mas ainda não é o presente, é o futuro. Se as escolhas da Fundação Mozilla foram certas ou erradas, só os números e os gráficos das próximas pesquisas dirão, mas a escolha para o Firefox foi, definitivamente, arriscada.

2 comentários:

  1. Sim, é verdade. Várias empresas não tem o hábito de atualizar seus programas. Ainda é relativamente fácil encontrarmos por aí servidores Linux com kernel da série 2.2 ou 2.4; aqui na minha cidade, por exemplo, há um supermercado cujos caixas rodam um sistema operacional feito em 1995. É pouco provável que a maioria das empresas que adotou o Firefox 4 vá mudar agora para o 5. Não sou contra eles lançarem versões maiores em um período de tempo mais curto, mas realmente, encerrar o suporte tão cedo é, sem dúvidas, um tiro no pé.

    ResponderExcluir
  2. Sei lá Cleiton, mas acho que você esta preocupado a toa! Durante o seu texto você comparou o Firefox ao Google Chrome, mas vale lembrar que o tempo de suporte do Chrome é curto também.

    A Mozilla finalmente acordou, se existe um área que se transforma muito rápida, essa é a WEB. Empresas que usam navegadores antigos estão expostas a riscos, riscos que podem ser evitados apenas atualizando/trocando o Browser.

    No mundo do SL a melhor opção de navegador para as empresas é o Firefox(Iceweasel), o Chromium é bonzinho porém ainda possui limitações, no uso domestico essas limitações podem ser facilmente superadas, mas ao nível empresarial não.

    Eu particularmente não gosto do chromium já que várias extensões que uso não funcionam, prefiro o Chrome mesmo. Mas tenho o costume de sempre ter pelo menos 3 navegadores, e o carro chefe para operações delicadas é o Firefox.

    É isso Cleiton, pra mim essa aposta da Mozilla foi mais do que certa, cabe a cada usuário ter o seu navegador sempre atualizado, seja a nível empresarial ou domestico.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir