sábado, 23 de julho de 2011

Gnome e KDE brigam pelo nome "System Settings"

Fonte: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTY5OQ

Quando você acha que todos a novela envolvendo os egos dos desenvolvedores do Gnome e do KDE finalmente está finalizada e enterrada, aparece algum coveiro de uma das partes, desenterra a rixa e tudo começa novamente. Dessa vez a briga é, vejam vocês, pelo nome System Settings. Isso mesmo: parece que eles ficaram com inveja da Apple e da Microsoft e resolveram brigar por bobagem também.



Falando um pouco mais sério agora, o centro de controle do Gnome, até a versão 2, se chamava Control Center. Quando o KDE 4 foi lançado, o painel de controle deles ganhou o nome de "System Settings" ou configurações do sistema, se você preferir. Veio o Gnome 3, toda a repaginação da interface, e o "control center" virou... "System Settings" também.


Você viu o problema? Não? Pois o mantenedor do System Settings do KDE viu e não ficou calado: fez uma visitinha a lista de discussão dos desenvolvedores dos gnome e EXIGIU que o "System Settings" do Gnome seja renomeado IMEDIATAMENTE. Como você pode ver conferindo o link da última frase, o senhor Ben foi muito mal educado no email, apesar de ter certa razão. Segundo ele, os nomes iguais iriam gerar uma duplicação de ícones iguais no menu do usuário que tem o Gnome 3 e o KDE 4 instalados e que, com isso, provavelmente os empacotadores das distros iriam preferir bloquear o System Settings do KDE 4 no Gnome 3, deixando os apps nativos do KDE 4 sem opções de configuração. É pouca síndrome do cachorro vira lata?


O que você não poderia imaginar é que a resposta enviada por um dos devs do Gnome não foi uma resposta a altura, apenas um pedido de respeito e uma promessa de que a ideia proposta pelo senhor Ben seria analisada futuramente. A confusão poderia parar por aí, algumas respostas foram dadas propondo uma solução imediata para o problema, sem envolver a troca do nome do aplicativo.


Quando tudo parecia relativamente resolvido, quem aparece? Um dev do Ubuntu (tinha que ser), com um ataque totalmente sem sentido aos desenvolvedores e a proposta do Gnome 3 em si. Ele "propôs", vejam você, que o System Settings fosse modificado para System Preferences, que, segundo ele, é o nome do painel de controle do Mac OS X. E foi mais longe: disse que o nome proposto estaria mais de acordo com a "ideia" do Gnome 3 de seguir algumas áreas do Mac OS X. Até o momento, ele só obteve uma resposta apenas - e até educada - chamando sua ideia de absurda.


Essa discussão é recente, a thread é de ontem, Sexta-Feira dia 22. Acho que o dev do KDE tem alguma razão, mas perdeu a mesma quando fez uso do tom utilizado no email. Não se pode chegar na "casa" de alguém e sair exigindo as coisas: o problema deveria ter sido exposto de forma educada e ter sido discutido civilizadamente, como pessoas adultas que, creio eu, eles são. Mais lamentável que as palavras escolhidas pelo dev do KDE foi o ataque do senhor Jeremy Bicha (não é trollada, é o nome dele, é só verem no link que eu deixei acima), o que comprova que a briga entre o Gnome e a Canonical não foi fruto da minha imaginação. Vamos ficar ligados nos próximos capítulos para saber no que vai dar.


Thread na lista Desktop-Devel do Gnome: http://mail.gnome.org/archives/desktop-devel-list/2011-July/thread.html#00023




 

 

3 comentários:

  1. É cada um que me aparece...

    O nome dos dois programas pode ser o mesmo, mas o ícone certamente não é! Era só botar algo como "Gnome System Settings" e estava tudo resolvido. Aff, ninguém merece.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Cleiton, a situação poderia ter sido resolvido numa boa.

    ResponderExcluir
  3. Opa, eu não tinha visto que os dois ficam com o mesmo ícone também... mas pelo menos sabemos agora de onde, oficialmente, vem a inspiração para o Ubuntu. Só que o "Bicha" não pensou que a Apple poderia processar o Gnome caso a sua ideia absurda fosse aceita.

    ResponderExcluir