quarta-feira, 13 de julho de 2011

Google+ - Uma breve Análise

Não preciso dizer para vocês que o Google+ é a sensação do momento (tal qual foi o Orkut em sua época dourada?) em uma parte por se uma novidade vinda da gigante das buscas e, em outra parte, pela maldita política de convites do Plus. Centenas de blogs publicaram (ou tentaram?) análises completas da nova rede social, mas essa não é a minha intenção ou a intenção desse artigo. Desejo apenas mostrar a minha opinião em relação a essa novidade.


Meu ao companheiro LonelySpooky, que me enviou, generosamente, um convite para o Google Plus. Obrigado. ;)




Umas primeiras coisas que dá pra perceber é uma certa semelhança com o Facebook. Creio que seja algo normal, já que a rede social do senhor Zuckerberg está matando bem rapidamente o Orkut, se é que o Orkut fez isso muito bem sozinho.


Uma coisa que o Google+ tem a seu favor é a "máquina" do Google. Na briga por influência em diversas áreas, o Google foi criando ou comprando serviços. Uma parte deles foi bem utilizado, como o GDocs, e outra foi absolutamente subutilizado, como o Buzz ou o Picasa, por exemplo. Com o Google+, o Google reuniu e deu um local "correto" para todos esses serviços. O Picasa é o serviço de fotos, o Buzz o microblog da rede. Tudo muito bem sacado.


Falando em Buzz, eu fico impressionado quando as pessoas dizem que não sabem porque o serviço "não deu certo". Vamos falar sério, a ideia é até boa, afinal é a mesma do Twitter, mas não tem nem um site próprio, ficou ali durante todo o tempo meio pendurado no GMail. Não tinha como dar certo daquele jeito.


Voltando ao Plus, eu fiquei realmente impressionado com a ideia dos Círculos. É uma grande sacada, sem nenhuma dúvida. Eu vejo como a maneira perfeita de falar o necessário com quem é necessário. Se você, por exemplo, tem amigos que gostam de futebol e outros que gostam de tecnologia, não precisa publicar tudo num lugar só. Você pode compartilhar notícias de futebol com os amigos do Círculo de futebol e notícias de tecnologia com o grupo de tecnologia. Simples assim, como na vida real.



O Google+ até agora teve sucesso no seu objetivo que é imitar a vida real. A ideia dos círculos é ótima, assim como a utilização mais centralizada das diversas ferramentas da empresa. Eu confio que o modelo de círculos irá "segurar" e "aliviar" a futura Orkutização do Plus, que é, ao meu ver, inevitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário