quarta-feira, 13 de julho de 2011

Window List: Gnome 3 com "jeito" de Gnome 2

Uma das reclamações em relação ao Gnome 3 é a ausência da famosa barra de tarefas, onde fica sua lista de janelas abertas. Muitos usuários ainda reclamam de usar o Alt+Tab ou ter que ir ao menu "Atividades" para alternar entre suas janelas. Pois bem, se você é uma das (muitas) "viúvas" do Gnome 2, vai gostar da extensão WindowList.



A extensão faz uma reorganização da barra superior do Gnome Shell: os ícones da bandeja vão para frente do relógio, e todos vão para o canto direito, perto do nome do usuário. O restante da barra é ocupada pelos ícones das janelas abertas. Resumidamente: a extensão devolve o aspecto da barra do Gnome 2 e que ainda pode ser vista no FallBack do Gnome 3.


Eu confesso que só deixei a mesma ativada enquanto eu estava escrevendo esse post. E tem mais: fiquei meio perdido com o "novo aspecto" da barra: a todo momento procurava o relógio no meio da barra (local padrão) e não o encontrava. Além disso, eu dificilmente utilizei os ícones da barra, sempre indo para o menu atividades. Enfim, é questão de costume.



Instalando a Extensão



Se você está no Fedora 15 ou com outra distro com o Gnome-Tweak-Tool em versão recente, o programa já oferece a opção de gerenciar e instalar extensões. Felizmente, a extensão é compatível com o instalador do Tweak-Tool, mas o programa não "reconhece" arquivos com extensão ".tar.gz" e afins, só arquivos ".zip" você pode baixar aqui e fazer o trabalho manualmente, mas eu sou bonzinho e já empacotei da maneira correta e deixei aqui nos servidores do EL:


http://va.mu/BwTL


Depois de baixar o arquivo é só abrir o Gnome-Tweak-Tool, ir em "Shell Extensions" e clicar no ícone da pasta em "Install Shell Extension" e procurar por seu arquivo.


A ideia da extensão WindowList é até boa, principalmente para quem está chegando. No entanto, se você já está no Gnome 3 e já se acostumou com o mesmo, vai achar pouca utilidade na extensão. Por outro lado, se você utiliza o Gnome 3 e, mesmo assim, ainda é uma viúva chata do Gnome 2 não se acostumou com o mesmo, já pode ficar feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário