terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Revolução Farroupilha e o Software Livre

Hoje, dia 20 de Setembro, é uma data especial para os Gaúchos, pois comemoramos a Revolução Farroupilha. Mas essa data histórica tem mais a ver com o software livre do que você possa imaginar.


Gaúcho tomando chimarrãoA Revolução Farroupilha foi o mais longo conflito da História do Brasil. durando exatamente uma década: iniciou-se em 20 de Setembro de 1835 e terminou em 1º de Março de 1845. O principal motivo para a "peleia", como gostamos de dizer, é o mesmo que une todos os usuários de GNU/Linux: a sede por Liberdade.


Naquela época, o Rio Grande do Sul estava descontente com o governo imperial do Brasil e exigiam maior autonomia para as províncias. O principal motivo, porém, foi a revolta em relação aos altos impostos cobrados pela corte no comércio de couro e de charque (carne de gado muito salgada), que era o principal produto do estado e que, graças a essa política, tornava sua venda muito desvantajosa para o comerciante, afinal, como se não bastasse a alta carga tributária, o couro e o charque de outros países (principalmente a Argentina) eram mais baratos que o nosso.


A situação chegou a tal ponto que, em 11 de Setembro de 1836, o general Antônio de Sousa Neto invade a capital Porto Alegre e proclama a República Rio-Grandense, separando o Estado do Brasil e empossando Bento Gonçalves, na época preso pelo império, como seu presidente. A proclamação de nossa República foi um marco histórico, pois simbolizou um grande avanço democrático em relação à situação política do país, tanto na forma de governo quanto na questão da abolição da escravatura do negro, que só viria a ser abolida nacionalmente 43 anos depois do fim da Guerra, além de mostrar que o Gaúcho é um povo que não aceita ser dominado .


É essa garra que nós, usuários de Software Livre, devemos ter mesmo não sendo Gaúchos: devemos mostrar que não aceitamos ser submissos a uma determinada empresa ou aos termos imundos de uma licença que ceifa nossa Liberdade. Que nos espelhemos no povo Gaúcho e nos unamos para lutar por um  ideal comum, o de sermos livres, deixando de lado nossas diferenças ou preferências em relação a distros ou programas. Não podemos ficar de cabeixa baixa aceitando passivamente que uma empresa decida o que é melhor para nós ou que um bando de políticos que não entende o valor da Liberdade aprove leis para restringí-la na Internet, um dos poucos lugares livres que nos restam.


E, como diz o Hino de nosso Estado: Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.


PS: Em 1845 os revoltosos concordaram em retornar como parte do Império do Brasil (principalmente devido à escassez de recursos), mas hoje não comemoramos uma derrota, como muitos pensam mas, sim, nossa luta, nossa garra e nossa tradição.


Saiba mais sobre a Revolução Farroupilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário