quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Opera: pouco utilizado, mas ainda bom

Num mundo digital onde Internet Explorer, Firefox e Chrome brigam pelo domínio dos computadores mundias, as notícias e os focos tendem a se concentrarem neles, assim como os desenvolvedores. Isso acaba deixando de lado navegadores como Epiphany, Konqueror e, até mesmo o Opera. Já falei do Epiphany em outra oportunidade - e ele se mantém como meu navegador padrão - e agora falo do navegador Opera.



Você pode estar se perguntando como um cara fã de software livre acabou dando de cara com o Opera, um software gratuíto, mas de código fechado. A resposta é simples: estou trabalhando no novo tema pra 2012 aqui do blog e, apesar de me recusar a compatibilizá-lo com o Internet Explorer, tenho muito respeito pelo Opera e por seus usuários. Afinal, dois companheiros que já passaram aqui pelo Espaço Liberdade usam/usaram o Opera, o André Ramos e o Caíque.


Dadas as explicações, vamos ao fatos. O Opera tem algumas conquistas que você pode não ter conhecimento: foi um dos primeiros navegadores a seguirem o exemplo do Chrome e utilizar as abas no top e um dos primeiros a substituir a barra de menus por um botão por padrão. Some a isso ferramentas como o Opera Turbo, Opera Unite, Opera Link e você terá um navegador aparentemente ao nível do Firefox. Além disso, ele possuí por padrão o Dragonfly, uma ferramenta bem interessante e útil para pessoas que, como eu, mexem bastante com css e html, ferramenta essa que o Firefox, por exemplo, não tem por padrão e a extensão que fornece a funcionalidade é de qualidade, na minha opinião, absolutamente duvidosa (pra não dizer que é péssimo). Além disso, você tem um leitor de email de boa qualidade integrado, além de um cliente para canais #IRC e um gerenciador de downloads que está entre os melhores entre os navegadores.


Mas, se é tão bom, porque eu não o utilizo por padrão? Bem, apesar de ter funções bem legais o Opera esbarra em dois erros graves para mim: o carregamento das páginas é extremamente lento, se comparado ao dos concorrentes, e a compatibilidade com novas tecnologias, como html5 e css3, ainda é muito ruim, apesar de já ter melhorado consideravelmente. E, ao que parece, ainda não é tão logo que esse cenário irá mudar, porque eu testei o pre alfa do Opera 12 e tudo continua do mesmo jeito. :(


Apesar do Opera estar levando uma surra nos Desktops, quem tem um smartphone e não experimentou a versão do Opera para ele não sabe o que está perdendo. Tudo o que o navegador é de ruim no seu computador, ele é de bom nos dispositivos móveis. Tenho ele instalado no meu smartphone e posso dizer que é incrível, principalmente por uma das coisas que não me faz utilizá-lo no computador: a compatibilidade com novas tecnologias. Na área móvel, o Opera é, por exemplo, o navegador com maior pontuação no html5test.com: bate no Firefox e até mesmo no navegador do iOS (o Windows Phone 7, como de costume, puxa o rabo da fila...).


O Opera está investindo nos dispositivos móveis, talvez por perceber que não tem mais gás para ultrapassar os concorrentes no Desktop. Infelizmente, a versão para computadores é muito lenta, apesar de ser bem completa. A compatibilidade baixa com novas tecnologias também complica um pouco a minha vida e a de alguns usuários. Se você quer um navegador completo e não liga muito para velocidade, o Opera é a escolha certa.


E você, leitor, utiliza o Opera? O que tem a dizer? Participe. ;)

4 comentários:

  1. Cara, tipo, eu concordo do Opera no lance dos smartphones, entretanto quando falamos de desktop eu acredito fortemente que o Opera - se não for o mais rápido - está entre os mais rápidos tanto em navegação quanto em downloads com seu ótimo gerenciador. O que tenho a acrescentar de problema com o Opera - na minha visão de usuário domestico - é que ele trava muito (pelo menos no Windows, no Ubuntu ele é "sussa"!).

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hugo. Olha, realmente tem até pesquisa do Lifehacker falando que o Opera é o mais rápido e tal. Eu, pessoalmente, acho ele bem lento e pouco compatível com novas tecnologias. Mas pode ser só coisa da minha cabeça, é claro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não sei de onde você tirou que o Opera é lerdo!? Uso o Opera desde a versão 9.64 e não troco por motivo algum.

    ResponderExcluir
  4. Twister, a atual versão estável do Opera (11.5x) é bem devagar e tem um pecado bem grande na minha opinião: baixa compatibilidade com novas tecnologias. A boa notícia é que a próxima versão estável (11.60) vai corrigir esses problemas e está bem rápida, sendo inclusive meu navegador padrão.

    Abraços.

    ResponderExcluir