quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fedora 16 Alfa (quase Beta)

Ok, eu sei que demorei muito para fazer esse review. Mas tenho uma boa desculpa: estava sem inspiração e tempo para testar a versão em desenvolvimento do Fedora, no caso a 16. Apesar de ser um alfa, já dá pra falar bastante coisa, principalmente agora que ele está se aproximando do Beta.



Originalmente, o Fedora 16 traria um recurso bem interessante, o Btrfs como sistema de arquivos padrão, no lugar do Ext4. Como a ferramenta de recuperação do novo sistema não ficou pronta a tempo, esse recurso foi adiado para o Fedora 17. E aqui fica um detalhe bem interessante: as versões pares do Fedora tem uma tendência interessante a não terem todos os novos recursos esperados. Foi assim com o Gnome 3 no Fedora 14, que só chegou no Fedora 15,  e está sendo assim agora com o Btrfs. Será coincidência?


Como o Fedora é uma distro que trabalha muito próxima aos projetos principais, principalmente quando falamos na versão Gnome, as novidades do Fedora 16 até o momento são basicamente as mesmas do Gnome 3.2. Todo o ambiente gráfico recebeu uma série de melhorias e alguns recursos novos, como o novo menu pessoal do usuário e as contas online. Eu notei uma melhoria significativa de performance no Gnome Shell depois da atualização do dia 25/09, assim como uma melhoria legal no driver Nouveau, que parou de deixar minhas janelas lentas, como faz no Fedora 15, onde me obriga a instalar o driver proprietário.


Além disso, um recurso bem legal são Aplicativos Web do Epiphany, navegador padrão do Gnome. Quando você salva uma página (pode ser qualquer uma, com qualquer título) o programa a salva e envia a mesma para o menu do Gnome Shell. Depois é só pesquisar ou ir em Aplicativos > Outros. O aplicativo web será aberto numa janela do próprio Epiphany com configuração diferenciada, sem menus ou barra de navegação, num visual semelhante ao que o Google Chrome dá as páginas salvas com recurso parecido.



O Adwaita também ganhou uma repaginação bem interessante. Agora ele fica num visual "dark" para aplicativos multimedia (visualizador de fotos, player de vídeo, etc) e oferece um visual bem diferente para os "wizards" do sistema.



Como qualquer outro sistema em fase de desenvolvimento, o Fedora 16 tem alguns bugs e uma atualização ruim pode derrubar todo o sistema, principalmente se o repositório "updates-testing" estiver habilitado. Tirando esse detalhe, a versão 16 tem todos os ingredientes para ser melhor que a atual: um Gnome um pouco mais maduro, uma performance melhor, melhoria no driver Nouveau 3D, visual incomparavelmente melhor ao da versão atual, enfim, quase perfeito. Esse Fedora Verne promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário