quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Linux Mint no topo ou Ubuntu em baixa?

Eu juro que tentei não tocar mais no assunto "Ubuntu", para evitar os comentaristas furiosos que sempre aparecem para defender o indefensável. Mas dessa vez não teve jeito: desde que saiu a notícia de que o Linux Mint ultrapassou o Ubuntu no Distrowatch, a comunidade Ubuntu de uma maneira geral (mas não todos, vamos deixar claro) escolheu a distro verde para "Malhar o Judas" fora de época. Mas será que a culpa por estar no topo é do Mint?


 Creio que não preciso me aprofundar na explicação de que o Distrowatch mede o interesse do usuário nas diversas distribuições, não o número de usuários ou o de downloads em si. No entanto, muito me surpreende o repentino desprezo de usuários Ubuntu e sites e blogs especializados na distro roxinha pelas medições do Distrowatch. A parte mais surpreendente de tudo é que a grande maioria que eu vi falar (ou escrever, vocês entenderam, não é? ;) ) sobre o assunto despreza o resultado atual, mas vangloria o fato da distro da Canonical ter ficado mais de cinco anos no topo. Tal atitude me parece coisa de criança mimada: a brincadeira só é legal enquanto se está ganhando: quando começa a perder, a brincadeira não vale mais.


Outro ponto de críticas recentes da comunidade Ubuntu ao Mint é o fato do mesmo ser um "simples" remaster do Ubuntu, ignorando outras linhas do Mint, como o LMDE, baseado no Debian, e o trabalho feito com alguns aplicativos próprios, como o seu menu próprio. Isso, mais uma vez, me surpreende, principalmente vindo de uma distro que durante anos foi um remaster com grife do Debian.


Desculpem a sinceridade, usuários Ubuntu, mas a queda do interesse no Ubuntu foi bem mais erro da Canonical, com o Unity, do que méritos do Mint, que, é claro, tem alguns méritos. Desde o anúncio do Gnome 3, o senhor Shuttleworth vive em pé de guerra com os desenvolvedores do Gnome (que também não são santos, tem seus erros). Os dois lados vivem numa guerra chatíssima de palavras, que fez a Canonical optar pelo Unity. Acho que algumas ideias da Canonical são boas, mas a negação dos desenvolvedores do Gnome é, mais uma vez, a mentalidade pequena que os devs do Ubuntu tiveram: somente depois que o Gnome 3 já estava praticamente definido, começou esse mimimi infernal da Canonical querendo encher o upstream com seu código. Basicamente: ela quer mandar e desmandar num lugar em que chegou por útimo e, obviamente, não é assim que as coisas funcionam. Se todas as propostas que a Canonical faz hoje, fossem feitas na época que o Gnome 3 estava em desenvolvimento (falo das bases, do conceito do projeto, ok?) o quadro não seria diferente?


Acredito que o tempo que a comunidade Ubuntu está gastando criticando e tentando pregar que o Mint é o "capeta em formato iso" seria melhor aproveitado corrigindo erros e melhorando o Unity, que é amado por muitos e odiado por outros tantos. Um outro ponto que poderia, sem dúvidas, ajudar era que Gnome e Canonical fossem razoáveis, sentassem numa mesa (física ou digital) e acabassem de vez com toda essa guerra de palavras. Enfim, parabéns Mint, você merece. Mas, Canonical, seus erros foram mais determinantes para a queda do Ubuntu que os acertos do Mint.

11 comentários:

  1. Acho que a Cannonical, por ser uma empresa tem mais chances de ir para frente.
    A Cannonical está investindo pesado em publicidade.. coisa que, acredito sem muito dificil de acontecer numa distro baseada na comunidade
    O ubuntu é a porta de entrada para o universo GNU/Linux

    Com isso a comunidade inteira se beneficia, novos programas, maior investimento nos existentes, etc..

    sinto falta é de um ambiente grafico ótimo...
    O unity está incompleto,
    o Gnome-shell foi lançado antes da hora
    e o KDE (estou usando) eu nunca passei um dia sequer sem me deparar com bugs no ambiente.

    ResponderExcluir
  2. kleberson ventura30 novembro, 2011 19:48

    Pensava em publicar algo a respeito assim que vi a noticia na página do guia do hardware, mas sabia que tu irias falar algo a respeito(shushu). Concordo em grande parte. seria muito interessente ver as funcionalidades do menu unit no gnome. ia ficar legal

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, eu creio que vou discordar de vc em alguns pontos. Por exemplo, se ter uma empresa por trás fosse essencial, o Debian não estaria aí firme até hoje e o Fedora (que tem a Red Hat, maior empresa Linux disparada, por trás) seria a distro mais utilizada.

    Sobre a publicidade, realmente isso a comunidade de uma forma geral ainda não aprendeu a fazer. E isso inclui a Canonical: se eles fossem bons de Marketing não tomariam algumas atitudes que tomam.

    Sobre a comunidade ter vantagem no "sucesso" do Ubuntu, não sei se isso ocorre de fato e, se ocorrer, até quando vai durar. Não vejo o Ubuntu seguindo um rumo que ajudará a todos, mas um que ajudará somente a si próprio, vide o Unity, como exemplo maior.

    Sobre o ambiente gráfico, concordo parcialmente. O Unity é bem ruim e o KDE (meu padrão tb) um projeto com ideias boas, mas mal aplicadas. E o Gnome-shell eu gosto bastante, só peca por "esconder" algumas opções de configuração.

    Abraços e obrigado pela visita. :)

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Kleberson. Acabei que eu fui até bem bonzinho no artigo. Ao menos não apareceu ninguém pra me xingar (ainda). :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Sim, mas "Veja bem" :D

    no caso da Red-Hat, Suse, Mandriva.. todas estas não utilizam sua versão Free como seu produto principal de vendas, o que ocorre no Ubuntu.

    quanto ao marketing..
    http://www.omgubuntu.co.uk/2011/11/portugese-store-worten-reveal-ubuntu-advert-to-promote-the-asus-1215p/
    http://www.omgubuntu.co.uk/2011/11/ubuntu-adds-special-glow-to-nokias-lumia-800-event-in-london/
    Fora seus projetos para portar o Ubuntu em Celulares, Tablets e TVs

    quanto à vantagem da comunidade sobre o sucesso do ubuntu.. eu tomo o meu próprio exemplo, entrei no universo Linux pelo Ubuntu 9.04, de lá.. disse.. olha tem esse ambiente diferente o KDE.. parece ser legal.. dai mudei.. dai vi.. olha tem uma distro que ja vem com o ambiente tudo certo.. dai mudei.. e assim foi.
    Digo.. É Centenas de vezes mais facil mudar de distro para distro do que mudar de Windows para Linux.
    Esse seria um dos benefícios

    Quando uso o Gnome-shell, quando acabo ligando outro computador em outro ambiente, fico com cacuete.. levando o mouse para o cante esquerdo superior o tempo todo xD
    Algumas coisas simples podem ser melhoradas nesse sentido. Fora a propia customização que as vezes parece emperrada..

    hehe.. sei lá.. nao vejo a Ubuntu como esse "vilão" que pensam heh
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, não sei se "vilão" é a palavra apropriada. Eu diria que a Canonical tá mais pro estilo amigo que bebe todas na festa do barzinho, mas na hora de dividir a conta sai de fininho.

    Acho, sinceramente, que a única coisa que falta para a Red Hat ser líder, através do Fedora, nos desktops Linux, como é nos servidores, é vontade. No dia que ela disser "vou ser líder no desktop", com o poder que tem, a única coisa que a Canonical vai poder fazer é sentar e chorar.

    Mas, enfim, obrigado mais uma vez pela presença.

    ResponderExcluir
  7. devo dizer que por causa desta matéria, instalei o Mint na minha maquina do trabalho.
    e com ele, descobri o poder das extensões do Gnome-3..
    logicamente já conhecia elas antes.. através do Fedora e do próprio Ubuntu.. mas nada tão finalizado quanto no Mint.

    Realmente muito boa a distro... só faltava um visualizador de area de trabalho remota
    E convenhamos, o nome é muito mais apresentavel e convidativo para apresentar para outras pessoas hehe.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo, a ideia do Mint é exatamente essa: um Linux mais polido e pensado no usuário final. No papel, é a mesma proposta da Canonical, mas não é o que a mesma anda fazendo na prática.

    O Mint é muito legal sim, melhor ainda é o LMDE (Linux Mint Debian Edition), que tem a base Debian. #FikDik

    ResponderExcluir
  9. Daniel Francisco14 julho, 2012 13:59

    Eu gosto dos seus comentários sobre Ubuntu. Afinal, se o Ubuntu fosse ruim ou inespressivo, você nem se lembraria dele. Muito bom...rs

    ResponderExcluir
  10. Olá, Daniel.

    Não acho que ruim ou inespressivo sejam as palavras corretas pra definir o Ubuntu. Talvez mesquinho e ingrato se encaixem melhor para definir o trabalho da Canonical.

    Abraços e obrigado pela visita. :)

    ResponderExcluir
  11. Vejo uma guerra no mundo Linux, todas as distros são leões. tudo é papo furado ninguém liga para soft livre todas se matando, jogando suas comunidades contra as outras. hoje todas as distros baseadas em comunidades querem destruir a Canonical e seu Ubuntu só por que querem ganhar $$, também querem destruir a Microsoft e seu Windows por que ganha $$. deixem a hipocrisia de lado tudo é capitalismo. acham mesmo que uma empresa vai investir seu capital em um sistema se não houver lucro? De onde acham que os investimentos vêem. É por essas e outras que no Linux grande parte dos softwares são amadores e poucos se salvam. um grande exemplo actualmente é a Steam da valve,se não fosse os esforços de empresas como a Canonical jamais teríamos esses e futuros games na biblioteca Linux. todo mundo ganha inclusive aquela distribuição caseira que alguém construiu para uso comunitário em algum lugar remoto deste Planeta.
    Salve linux! Salve a diversidade usual!!

    ResponderExcluir