sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Android e suas atualizações.

Atualmente o Android é um dos OS que mais cresce no mundo, tendo como foco smarthphones e tablets. Vamos entender  as alterações que cada versão teve , entendendo um pouco da história deste sistema que roda sobre o Kernel do Linux.



Em 2005 a Google adquiriu a Android Inc, uma empresa de Palo Alto,California, com a idéia inicialmente de ser uma plataforma flexivel e concorrer diretamente com o Iphone da Apple. O primeiro celular que foi comercializado pela Google rodando o Android  foi o HTC Dream, lançado em outubro de 2008.

O Android é considerado um sistema flexivel , permitindo que programores desenvolvam aplicativos em Java controlados por bibliotecas desenvolvidas pela própria Google. O código fonte está disponivel desde outubro de 2008 .

Passados 3 anos  o sistema amadureceu muito passando pelas versões 1.1,1.5 CupCake, 1.6 Donut, 2.1 Eclair, 2.2 Froyo ,2.3-2.4 Gingerbread, 3.0-3.2 Honeycomb (Exclusiva para tablets) até chegar na aclamada 4.0 Ice Cream Sandwich.

Já é um certo costume da empresa a cada nova versão lançada aderir a nome de uma sobremesa doce ,e ir aumentando  a letra conforme a versão sendo assim provavelmente a proxima versão terá o nome de um doce começado pela letra "J"(Jujuba?).

Citarei as principais melhorias apartir da versão 1.1 do Android.

Android 1.1 (lançado em Fevereiro de 2009)


Alarm clock, API , demos, browser , calculadora, camera, ContatosDev Tools Dialer email, maps (e StreetView). Mensagem, música, imagens (Galeria), configurações.

 

Versão 1.5 CupCake (lançado em maio de 2009):



Gravação de vídeo, bluetooth A2DP, conexão bluetooth automática.

Fazer upload de vídeos para o YouTube e Picasa, comandos de copiar  e colar.

Versão 1.6  Donuts (lançado em setembro de 2009):



Novo Android Market para aplicativos. Interface integrada de câmera, gravação de vídeos e galeria, com multi-seleção e opção deletar, busca por gestos e voz,  integação de aplicativos. Melhorias no text-to-speech.

Android 2.0/2.1 Eclair (lançado em Outubro de 2009)


Velocidade de hardware otimizada, mais opções de tamanhos e resolução de telas, suporte ao Exchange, live wallpapers, teclados virtuais melhorados, bluetooth 2.1 , Google Maps 3.1.2.

Android 2.2 FroYo (lançado em Maio de 2010)


Suporte ao Flash 10.1 completo, processamento até 5x mais rápido, Hotspot para até 8 aparelhos, homescreen melhorada com atalhos dedicados, melhoria significante ao suporte ao Exchange, incluindo wipe remoto, auto-descobrimento, suporte completo ao calendário.

Melhoria da câmera de vídeo, como botões de controle na tela, e a possiblidade de acender o led para gravações de vídeo, múltiplas linguagens para teclados, mensagem cloud-to-device. Possiblidade de salvar aplicativos no cartão SD, poder fazer discagem pelo Bluetooth.

O Froyo é uma das versões mais utilizadas do Android devido tambem ao grande numero de recursos que trouxe em comparação com as versões anteriores, principalmente a possibilidade de salvar aplicativos no cartão SD.

Android 2.3 Gingerbread (lançado em Dezembro de 2010)



 

Melhoria no copiar e colar, mudança das cores a interface, suporte à NFC, teclado padrão multitouch, melhorias no controle de aplicações rodando em background .

Adição do “gerenciador de aplicativos” no menu da home, suporte a SIP, gerenciador de downloads, suporte a câmera frontal, e video conferência nativo .

Android 3.0 Honeycomb (lançado em fevereiro de  2011)


Versão exclusivo para tablets conta com  design completamente diferente, feito exclusivamente para telas grandes, barra do sistema, que é uma a barra de notificações, barra de ações, que muda conforme o aplicativo, e serve para interagir com o aplicativo. Um Multitasking mais visual, com miniaturas dos aplicativos. Mudança no visual dos aplicativos nativos (Browser com abas estilo Chrome, etc)

 

4.0 Ice Cream Sandwich 



O Android 4.0 chegou trazendo oque muitos usuários um tanto frustrados com alguns detalhes da interface do 2.3 desejavam,  tambem foi adicionado reconhecimento facil para desbloquear o aparelho, ainda que não funcione 100%. O Objetivo foi integrar funcionalidades e melhorias da versão para tablets ( honeycomb) com a versão 2.3, e algumas fontes citam que o 4.0 tambem foi lançado para não ficar atrás dos lançamentos da Apple e seu iOS 5.0, e continuar ampliando seu sistema no mercado móvel. O sistema ainda conta com maior integração com o Gmail, a forma como os contatos são organizados, contador de consumo para plano de dados ( 3G, etc), entre outras diversas funcionalidades.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário