sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Canonical vai remover Java do Ubuntu


A Canonical anunciou que vai remover o Java do Ubuntu , para que alternativas livres ocupem esse lugar. Com base em alguns problemas de segurança que foram notados em outrubro nos pacotes JDK, e até o momento permanecem sem correção.



 

As versões 10.04 LTS ,10.10 e 11.04  serão as primeiras a sofrerem alterações. Com as futuras atualiazações o próprio Ubuntu removerá o JDK da Oracle dos pacotes.

A solução é mudar para o OpenJDK, assim haverá menos riscos de erros em futuras atualizações dos pacotes. Uma outra alternativa é o icedtea.

Um comentário:

  1. Olá, Waldomiro. Vamos lá, a minha visão sobre o assunto:

    A atitude da Canonical foi inevitável, porque a Oracle mudou a licença do JDK, impedindo o empacotamento do mesmo para distribuições linux. Basicamente, ele continuará disponível para Linux, mas só pelo site oficial, no pacote .bin.

    O problema aqui é a maneira como a Canonical irá fazer isso: simplesmente remover o pacote ou fazer uma atualização com um pacote vazio. O correto seria manter o último pacote disponível e informar aos usuários (eles tem apoio suficiente da blogosfera pelo mundo para isso) que devem migrar para o openjdk.

    Enfim, mas uma atitude questionável da Canonical, mas dessa vez pelo menos o motivo é bom.

    Abraços.

    ResponderExcluir