quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Gnome 3.2 chega ao Debian

No último sábado dia 17, o Debian Wheezy recebeu o Gnome 3.2.1. Desde a chegada do Gnome 3.0 até essa nova versão passaram-se apenas 35 dias, para quem usa o Debian com frequência viu aos poucos  o sistema ganhar velocidade e estabilidade.

Além do Debian Testing(Wheezy), já usam o Gnome 3.2 as distros: Opensuse 12.1, Fedora 16, Arch Linux, Ubuntu 11.10, Linux Mint 12...

Veja abaixo outras informações!


 

Junto com o Gnome 3.2, o sistema recebeu as novas versões do Nautilus(3.2.1), Mutter(3.2.1), Brasero(3.2.0), Gedit(3.2.3), Gnome-Terminal(3.2.1), Gtk+(3.2.2), Gnome-panel(3.2.1), Gnome-desktop(3.2.1) dentre outros.
Mas nem tudo são flores, ainda existem vários problemas a serem resolvidos como é o caso do nm-connection-editor, se ativado pelo gnome-panel o mesmo não permite alterar as configurações. Outro ponto importante a se ressaltar é que até esse momento ainda não era possível instalar nenhuma extensão do Gnome-Shell no Debian, acredito que essa questão seja resolvida muito em breve.


 





 

 

 

 

 

 

Vale destacar que nem todos o pacotes do Gnome 3.2 já estão disponíveis nos repositórios do Debian Wheezy, como é o caso do Totem, o Orca, do Gdm, entre outros que devem estar chegando em breve! Porém o que realmente me preocupa é o Gdm, notei que desde a chegada do Gnome 3 no Debian, até o dia de hoje nenhuma nova versão do Gdm entrou nos repositórios do Debian SID, nem no Wheezy, tendo apenas passado algumas versões pelo repositório experimental. Só torço para que o Debian não opte pelo LightDM, assim como fez o Ubuntu, por hora só basta esperar e ver o que vai acontecer!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário