quarta-feira, 26 de maio de 2010

Licença FDL: Por que não adotar?

Desde que eu comecei a imaginar a nova versão do blog, uma das minhas principais metas - muito antes da migração para o wordpress - era a disponibilização dos nossos posts sobre uma licença GNU. Após muitas pesquisas, descobrimos a FDL, uma licença para documentação, mas que serve muito bem para qualquer conteúdo escrito. Mas depois de tudo concluído, fiquei com a pergunta na cabeça: por que a iniciativa é praticamente inédita?

Desculpem nossos colegas blogueiros de software livre e Linux, mas eu não posso deixar de criticar o posicionamento de vocês em relação a disponibilização de conteúdo. Quando falamos e tratamos de conteúdo opensource, recebemos os programas de forma gratuita e livre, aprendemos a lidar com esses programas e distribuições e depois... proibimos a cópia da informação?! Vocês irão concordar comigo que não combina.

Alguns irão dizer que o conteúdo está protegido por uma licença Creative Commons; outros irão dizer que não conheciam esse tal de FDL; outros ainda dirão: "Não pode copiar meu conteúdo e pronto!". Para os dois primeiros, falte talvez um passo para abraçar o mundo livre completamente. Já o segundo grupo está a um sopro de voltar aos braços do Tio Bill, já que pensam como ele, apesar de aproveitarem tudo o que o mundo livre proporciona, insistem em colocar um guardar as coisas só para si.

Vamos esclarecer algumas coisas sobre a FDL, que devem estar "fritando sua mente":

  • O conteúdo continuará sendo seu, inclusive registrado se você desejar;

  • Não é díficil cumprir a licença, basta disponibilizar sua postagem em formato txt, html simples, xml simples, juntamente com uma cópia da Gnu FDL;


O medo principal de muita gente ao disponibilizar o conteúdo do seu blog sob a licença FDL é o que será feito com ele, já que praticamente tudo pode ser feito com o texto disponibilizado. O que posso dizer sobre isso? Você acha realmente que se você não disponibilizar seu conteúdo sob FDL vai fazer os Xerox Machine da internet deixarem de copiar seu conteúdo quando eles quiserem? Pois eles continuarão copiando. Então porque não facilitar a vida de quem deseja apenas ter a sua postagem no computador, para não precisar estar conectado para acessar a informação desejada, por exemplo?

O motivo mais forte que eu posso dar é a participação verdadeira no mundo livre. De que adianta você falar e defender o software livre se não acredita na filosofia que está defendendo? É muito fácil criticar o Microsoft, mas fazer diferente, disponibilizar seu trabalho de um modo diferente é mais complicado.

Gostou da ideia da FDL? Quer saber como disponibilizar seu blog sobre essa licença? Comece por aqui:

Download do post: http://bit.ly/9KbmE4

2 comentários:

  1. Não sei a que colegas blogueiros de Linux você estava se referindo no post, mas esclareço que a licença do conteúdo do BR-Linux é a GNU FDL desde a década de 1990.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu sei disso. Mas não adianta muito a pequena parte do post que os blogueiros disponibilizam no Br-Linux estar protegido pela FDL se o post completo no blog da pessoa não estiver.

    Mas, esclarecendo as coisas, o post NÃO foi para ninguém em específico.

    ResponderExcluir