quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Firefox Mobile: Navegador em alto nível

Depois de comprar meu primeiro tablet com Android, meu primeiro passo foi passear pelo Market e dar uma olhada nos softwares livres disponíveis. E uma das minhas primeiras instalações foi exatamente o Firefox. É um fato bastante divulgado que a Mozilla tem depositado bastante trabalho na versão móvel do seu navegador e, ao meu ver, vem fazendo um bom trabalho.




Não, isso não tem nada a ver com o meu carinho pelo navegador do panda vermelho. Ou melhor: tem um pouco a ver. Eu poderia ter instalado o Opera Mobile, mas o logo do Firefox me chamou a atenção e julguei que ele merecia um teste.


O trabalho da Mozilla na versão para dispositivos móveis do seu navegador não é de hoje, começou há um tempo atrás com o nome de "Fennec", conforme você pode ver aqui. Com o tempo eles chegaram a conclusão de que o nome "Firefox" é muito forte, mas o nome antigo continua aparecendo no Analytics e no Piwik quando a pessoa visita a página com a versão móvel do navegador.


Uma das minhas preocupações ao escolher um navegador é o suporte do mesmo a novas tecnologias, como HTML5 e o CSS3 e, nesse ponto, o navegador do Honeycomb deixa MUITO a desejar. O Firefox Mobile, por outro lado, trás ao seu smartphone ou tablet o mesmo suporte do Firefox para Desktop, o que é muito legal.


A versão móvel tem suporte a extensões (apesar da variedade ainda ser pequena e a qualidade, no mínimo, duvidosa), ao serviço de sincronização do Firefox, personas e muito mais. Se você tem um dispositivo com Android e ainda não deu uma chance ao Firefox, não sabe o que está perdendo.


Página no Android Market: https://market.android.com/details?id=org.mozilla.firefox&feature=search_result

4 comentários:

  1. Bem escrito Cleiton, mas no meu tablet tenho preferência pelo Opera e pelo Dolphin na versão para tablets. O firefox está no caminho, mas ainda tem algumas coisas a melhorar. A melhor experiência de navegação, sem dúvida, é com o Opera. O que me incomoda no Firefox é que ele carrega apenas a parte sendo exibida da página, e, conforme faz-se o scroll, aparecem alguns polígonos estranhos. A falta do Flash no Firefox pode ser um pouco encomoda, dependendo do site a se acessar, também. Entretanto, eu acho que a versão 10 do firefox possui o melhor design de browser para android, porém esse design será alterado, como já mostram as versões Aurora e Nightly. Em questão de visual, o Dolphin para tablets traz uma experiência similar, quando está no modo tela cheia. Recomendo testar o Dolphin e o Opera.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, obrigado pela visita.

    Acredito sim que Opera deve ser muito bom, porque os desenvolvedores tem investido bastante tempo nessa versão para dispositivos móveis. Vou dar uma olhada nos navegadores indicados e manifesto minha opinião sobre os mesmos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. E para economizar dados usando a rede da operadora, nada melhor que o Opera Mini.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ely, obrigado pela visita.

    Realmente, parece que o Opera é o rei dos dispositivos móveis, muita gente usa e acha muito bom. Mas com paciência e trabalho duro a Mozilla e o Firefox chegam lá.

    Abraços.

    ResponderExcluir