quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Google Talk Plugin no Arch Linux

Esta é uma dica rápida de como instalar o Talk Plugin do Google no Arch Linux, no meu caso a versão x86_64. O Talk Plugin é quem nos permite fazer chamada de áudio e vídeo pelos vários clientes de chat que temos no Linux a partir dos servidores do Google, inclusive as chamadas que podemos fazer a partir do Hangouts que é um recurso interessante do Google Plus. Tudo bem, mas o Google mesmo provendo todos estes recursos só disponibilizou o plugin de forma binária e empacotado para (poucas) distribuições que usam os padrões deb e rpm.



Como no Arch e nas distribuições mais simplistas sempre podemos dar um jeito, já fizeram um script para instalarmos este plugin no Arch, ele está no sistema AUR (Arch User Repository) que é uma excelente forma de instalar os softwares que ainda não encontramos nos repositórios, ele faz um pacote que pode ser instalado e gerenciado posteriormente pelo pacman.


Então vamos lá, acessando a página de download do plugin vemos que não há pacotes para o Arch. Já no AUR encontramos o que queremos em: http://goo.gl/FQrsG


Como alguns já devem saber, mas não custa nada repetir para quem ainda não está familiarizado com este tipo de situação, devemos baixar o arquivo tarball que neste caso é: http://goo.gl/3XYx6


Depois descompactá-lo num diretório da nossa escolha e executar o comando




makepkg --asroot


pacman -U nome_do_pacote_gerado


(Se ele pedir o root, dê a ele :))



Como era de se esperar ele não vai gerar o pacote pois ainda há dependências pendentes e elas eu vou listar aqui (sendo que trata-se da minha instalação, dependendo de como você instalou seu sistema a lista pode ser maior ou menor).


Foram instalados facilmente pelo pacman:




libstdc++5


patch


automake (que provê o aclocal)


autoconf (que provê o autom4te)



E devem ser instalados via AUR:




openssl-compatibility


libpng12



Depois das dependências satisfeitas rode o




makepkg --asroot


pacman -U nome_do_pacote_gerado



E desta vez tudo será instalado corretamente, teste o plugin fazendo uma chamada de vídeo pelo Google Talk ou pelo chat do Google + e pronto.

Autor do Post: Antonio Almeida

3 comentários:

  1. Não precisa baixar o tarball e compilar na mão. Instala o Yaourt que ele é o Pacman c/ acesso ao AUR e compila tudo na hr de instalar.

    ResponderExcluir
  2. Boa, desta eu não sabia, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Tentei fazer pelo yaourt, porém ele dizia que o pacote é extremamente perigoso e pediu para eu editar o PKGBUILD. Não consegui terminar o procedimento.

    ResponderExcluir