segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ouvindo música com estilo [parte - 2]

Dando continuidade aos nossos heróis de todos os dias, os tocadores de áudio. Não importa que gosto você possua, musica é sempre agradável de se ouvir, e por isso o player é sempre essencial.



Parte -1

 

Amarok



Dando continuidade aos players de áudio mais utilizados, vamos falar de um dos players mas poderosos, falando de gosto pessoal, considero-o o melhor player de áudio entre todos. O Amarok é o player mas completo e robusto do mercado, e isso em aspectos gerais, só fica devendo por ser um pouco pesado e não possuir boa integração com ambientes gtk, ele suporta scriptis para agregar novas funcionalidades, e isso é algo bem interessante e útil. O Amarok é um player completão que não deixa nada a desejar.

 

Características:

 

Reprodução de Música

Suporte a mídias.

Visualização de contexto configurável.

Serviços de Internet

Gerenciador de Scripts

Gerenciador de Capas

Avaliação e pontuação

Mensagens internas, Pop-Up

Vasta configuração das playlists

Listas de Reprodução Dinâmicas

Suporto ajuste de ganho do volume

 

JuK



JuK é uma aplicativo jukebox,. Ele permite que você editar as "tags" de seus arquivos de áudio e gerenciar sua coleção e listas de reprodução. Seu foco principal, na verdade, é sobre gestão de música.

 

Caracteristicas:

 

Lista de coleção e várias listas definidas pelo usuário

Capacidade de digitalizar diretórios para importar automaticamente listas de reprodução e arquivos de música.

Cria Playlists dinamicas de pesquisa que são atualizados automaticamente com na mudança de coleção.

Um modo de exibição em árvore onde playlists são gerados automaticamente Grupos de álbuns, artistas e gêneros.

Playlist histórica para indicar quais arquivos foram tocados e quando foram.

Pesquisa rápida para filtrar a lista de itens visíveis.

A capacidade de adivinhar as informações tag do nome do arquivo ou usando o MusicBrainz de pesquisa online.

Renomeia arquivos com base no conteúdo das tags.



 

Eu pensei bastante, mas cheguei a conclusão que não há mas nenhum player jukbox, que se equipare a estes 5, em popularidade e confiabilidade. E encerro por aqui esta pequena mostra dos grandes players de áudio para Linux.

Antes que me xinguem e atirem pedras sem motivos, aguardem a próxima parte, onde tentarei mostrar todos os player que merecem um certo destaque.

 

 

7 comentários:

  1. Foi uma boa lista. Em minha opinião, acho que deveria ter sido feita em uma única parte. Meu gosto pessoal vai para o Amarok, uso-o desde o Kde 3. O Banshee também é legal para quando estou em interface GTK.

    ResponderExcluir
  2. Por falar em Amarok, ele tem uma melhoria no minor version do KDE
    o 4.8.2 e agora consome menos memoria, antes so com ele aberto
    consumia 350MB agora esse valor caiu para 80MB.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ronan. Seja bem vindo ao Espaço Liberdade. :)

    Nossa, isso que é um patch milagroso, deixou aquele do Kernel no chinelo. Essa informação dos 350MB para 80MB é do time do KDE ou é sua, na prática? Porque se esse resultado for na prática é excelente, uma grande correção do KDE.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. kleberson ventura09 abril, 2012 21:52

    Realmente, o amarok tá na casa dos 80 mb, coisa que não sabia, não lembro de 350 mas 150 mb me lembro, mas to usando o clementine faz um tempão já. Mas de qualquer forma é uma quantia bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. kleberson ventura09 abril, 2012 21:59

    Hian

    Concordo com você, realmente a lista está pequena pra dois poste, mas o que aconteceu foi que a quantidade de player de sucesso diminuiu , antes tinha exaile, listen, aTunes, songbird e outros. Mas quando fui fazer um levantamento percebi que era só os 5 mesmo, e por isso vai ter mais um poste sobre esses que ficaram pela rebarba. O único que caberia ai seria o audacious, mas ele não é jukbox, e por isso ficou de fora.

    ResponderExcluir
  6. Jethro Mendonça13 abril, 2012 23:04

    Olá, os artigos por aqui estão cada vez melhores. Reviews são sempre muito bem-vindos.

    Gostaria de comentar sobre o amaroK. Este foi meu player preferido... até que eu mudei de desktop (KDE para Gnome/Kurumin para Ubuntu).
    Uma particularidade dele é que vc pode escolher qual sistema de banco de dados usar, e o default é muito mais pesado (pelo menos em conjunto com o amaroK). Quando escolhemos o MySQL, a diferença é enorme.

    Eu não dei muita moral para o Clementine porque o conheci bem no início do projeto, e ele deixava muito a desejar. Hoje, após ler seu artigo, estou bastante "tentado" a dar uma nova chance a ele.

    Abraços, e parabéns, novamente!

    ResponderExcluir
  7. kleberson ventura14 abril, 2012 17:28

    Muito obrigado por comentar Jethro, os playes sempre sofrem mudanças e o gosto sempre muda, o clementine progrediu muito, levei algum tempo acompanhando o projeto de fora, apenas testando o mesmo, mas acho que desde o 0.6, tenho o utilizado com mais carinho até se ornar um dos meus preferidos, mas sempre troco entre ele o bahsee e amarok(acho que o Juk tem futuro).

    ResponderExcluir