terça-feira, 19 de outubro de 2010

Você tem um iPhone? A Apple está rastreando você!

Segundo matéria publicada no G1, o especialista em segurança Eric Smith realizou um estudo no qual descobriu que a maioria dos programas desenvolvidos para iPhone transmite, pela Internet, o Identificador Único de Dispositivo (UDID), que é um identificador único presente em cada iPhone, iPad e iPod Touch que não pode ser modificado e que pode ser facilmente acessado por qualquer software instalado no celular.

Segundo o especialista, a Apple desenvolveu esse recurso com o intuito de facilitar o armazenamento de preferências ou pontuação em games, embora um desenvolvedor de aplicativos para o spartphone da empresa, chamado Craig Michael Lie Njie, tenha afirmado que o recurso não seria o mais apropriado para este fim. Segundo Craig, "o UDID é mais útil para rastrear o comportamento do usuário. Eu vi vários sistemas de rastreamento de publicidade e o comportamento que usam o UDID sem o conhecimento ou consentimento do usuário”, explica. Diferentemente de cookies do navegador, que podem ser apagados, o UDID é eterno e não pode ser modificado, garantindo que o programa sempre possa rastrear o mesmo aparelho – e, portanto o mesmo usuário – de alguma forma."

Big Brother is watching you.

Em 1999, a Intel inseriu uma função semelhante em seus processadores Pentium III, os quais tinham um número de série único que podia ser lido por softwares. A fabricante de chips removeu a funcionalidade após muitas reclamações. De acordo com Eric, a Apple utiliza o UDID nos iPhones desde 2007, mas só agora o recurso foi descoberto. "É um tapa na cara da privacidade!", diz ele. Questionada sobre o assunto, a Apple não ofereceu comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário