quarta-feira, 10 de julho de 2013

KDE está considerando diminuir seu ciclo de lançamentos



E não é que o Google Chrome fez escola mesmo? Depois da Mozilla imitar implementar o ciclo de lançamento curto no Firefox, o LWN divulgou a notícia de que os desenvolvedores do KDE querem seguir pelo mesmo caminho. Os empacotadores do openSUSE já se posicionaram contra a ideia.


A ideia é que a cada três meses saia uma nova versão do KDE. Para se chegar a esse tempo recorde alguma coisa vai precisar ser sacrificada. E eles querem sacrificar exatamente os testes para identificação de bugs. Basicamente, o ciclo envolveria apenas desenvolver, disponibilizar para download e lançar. Preciso dizer que tem tudo para não dar certo?!


Os primeiros a se posicionarem contra a ideia foram os empacotadores do openSUSE, um dos projetos que mais contribui para o desenvolvimento do ambiente gráfico. E não, não foi pelo motivo óbvio. Explicando que o empacotamente na distro verdinha é feito por membros da comunidade durante seu tempo livre, Luca Beltrame destaca que o novo ciclo de lançamentos tornaria o trabalho muito mais complicado, já que envolve pesquisa de novas dependências, atualização dos arquivos SPEC(necessários para a criação dos pacotes RPM) e a compilação e disponibilização nos repositórios da distro.


Ainda não está claro se a ideia vai ser aceita, no entanto como usuário eu a considero absurda. Como assim que vai se lançar mais rápido ao custo de não testar o produto antes de chegar as mãos do usuário? Fiquem de olho nos próximos capítulos.


Fonte: http://community.kde.org/KDE_Core/ReleasesProposal

Nenhum comentário:

Postar um comentário