O time do OpenOffice.org lançou ontem a versão 4 da suíte office de código aberto mais famosa de todos os tempos. Ressaltando o ânimo e o otimismo depois dos 57 milhões de downloads da versão anterior, a equipe apresentou a nova logomarca do projeto e muitas novidades.
Já que toquei no assunto, vou falar primeiro das “perfumarias”. A nova logomarca do projeto aparece no splash screen, e realmente ficou com uma aparência mais limpa e profissional. Após abrir o aplicativo, a novidade fica por conta da barra lateral, que apresenta algumas opções de propriedade. O novo recurso é herança do IBM Symphony, que também teve o código doado a Fundação Apache.
O trabalho para essa versão também envolveu diversas melhorias no suporte a formatos da Microsoft, não com novos formatos suportados, mas com uma maior fidelidade a detalhes dos formatos já suportados, como os marcadores gráficos do Word 2003, manutenção de efeitos 3D durante a importação de arquivos do PowerPoint e melhoria de suporte a gráficos do Excel.
A nova barra lateral é interessante e adiciona um ar de inovação a interface. Não testei no Gnome, mas no KDE a integração com o ambiente de trabalho é precária, a tela para abrir arquivos é a padrão da maioria dos aplicativos em Java e não a nativa do sistema. As melhorias no suporte de formatos proprietários são sempre interessantes para conquistar espaço. Merece, sem sombra de dúvida, um teste.
Página de Download do OpenOffice: https://www.openoffice.org/download/index.html
Notas de lançamento: https://cwiki.apache.org/confluence/display/OOOUSERS/AOO+4.0+Release+Notes
Nenhum comentário:
Postar um comentário