quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Aprenda a instalar o Appcenter do Elementary OS no Fedora

image



O Elementary OS – ou eOS para os mais íntimos – foi lançado há pouco tempo e causou bastante curiosidade dos usuários Linux e o recalque de um ou outro blogueiro por aí. Mas a ideia por trás do projeto e alguns aplicativos tem chamado a atenção de usuários e desenvolvedores de outras distros.



É o caso de um grupo de desenvolvedores que migrou o Appcenter, a central de aplicativos do eOS, para o Fedora. O projeto ainda está em andamento, mas já tem repositório próprio e funciona dentro do esperado.



A instalação pelo repositório é mais prática, porém ela não funcionou para mim. De qualquer forma, deixo aqui os comandos para a instalação. Tanto o Yumex quanto o Apper ainda não tem a opção de adicionar repositório, apenas habilitar ou desabilitar os já instalados. Por isso vamos precisar recorrer a linha de comando:




su -c “wget -P /etc/yum.repos.d/ http://sourceforge.net/projects/appcenterfedora/files/fedora/appcenter.repo




E depois para instalar:




su -c “yum install appcenter”




Se você também tiver problemas com a instalação via repositório, basta remover o aplicativo com o comando abaixo e, se estiver animado, partir para a compilação como eu fiz:




su -c “yum remove appcenter”




Para a compilação, eu recomendo que você instale o repositório do appcenter para o Fedora conforme eu mostrei acima. Mas em vez de instalar o programa via repositório, vamos baixar o código do git e compilá-lo.



Ainda no terminal, execute os seguintes comandos para baixar tanto as bibliotecas necessárias para a compilação quanto aquelas necessárias para a execução do programa:




su -c “yum install gcc gcc-c++ json-glib-devel libpeas-devel gtk3-devel PackageKit-glib-devel sqlheavy-devel PackageKit PackageKit-glib app-install-data-ubuntu appstore atk bash cairo cairo-gobject dee egtk elementary-icons gdk-pixbuf2 glib glib2 glibc gobject-introspection granite gtk3 json-glib libdbusmenu libgee06 libpeas libunity pango pkgconfig pygobject2 sqlheavy sqlite vala git”




Agora vamos baixá-lo do git:




git clone https://github.com/kuboosoft/appcenter-fedora.git




Depois, para compilar o programa execute essa sequência de comandos no terminal:




cd ~/appcenter-fedora



mkdir build



cd build



cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr ..



make



su -c “make install”




Depois da instalação, o appcenter deve aparecer no menu. Depois de testá-lo, eu considerei que o aplicativo tem claramente uma proposta diferente dos que os usuários Fedora tem em seus repositórios. O appcenter é focado na instalação/remoção do programa e em apresentá-lo ao usuário. Os aplicativos já conhecidos nos repositórios oficiais do Fedora também tem foco na instalação/remoção de programas, mas peca na apresentação dos mesmos aos usuários e dá informações que muitas vezes o usuário comum não consultará.



Se você é usuário do Fedora, principalmente da versão com Gnome, e deseja testar essa ferramenta interessante do eOS essa é uma chance interessante. O trabalho dos desenvolvedores responsáveis pelo port é louvável, embora alguns ajustes no repositório de instalação sejam necessários. Vale um teste, sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário