sábado, 21 de setembro de 2013

SolusOS 2 terá ambiente gráfico em Qt e com suporte ao Wayland

E parece que o desenvolvedor do SolusOS quer mesmo surpreender e inovar na próxima versão da distro. Depois de abandonar o Debian como base e adotar o gerenciador de pacotes do Pardus, agora Ikey Doherty anunciou que o seu ambiente gráfico, o Consort, migrará para o Qt e que terá suporte ao Wayland.


A troca do Gtk+ pelo Qt foi justificada pelo fato deste último ser mais completo. O Consort, para aqueles que não conhecem, é o ambiente gráfico criado por Ikey para ser o novo Gnome 2 (sim, mas um substituo milagroso do Gnome 2…) Depois de começar o trabalho utilizando Gtk+, o desenvolvedor resolveu seguir a nova onda e embarcar no mundo Qt.


O suporte anunciado ao Wayland, que será feito através da camada de compatibilidade do Wayland com o X, nos leva a crer que a versão do Qt utilizada no Consort será a 5. Será que ele ganha versão estável antes do KDE 5?


O SolusOS está na fase de tomada de decisões para a próxima versão e muita coisa pode mudar. Entretanto se for mantida essa preocupação com o usuário “iniciante” ao mesmo tempo em que se preocupa com inovação a distro será uma das melhores do próximo ano.


Fonte: http://blog.desdelinux.net/el-nuevo-consort-desktop-usara-qt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário