sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Desenvolvedor anuncia fim do SolusOS

Em uma notícia que meu pegou de surpresa, Ikey Doherty anunciou ontem que o SolusOS está sendo descontinuado. O principal argumento é que faltam colaboradores para que o projeto alcance o seu objetivo.


O SolusOS nasceu como mais um remaster do Deviam,  nascido do LMDE. O objetivo era ter uma distro bonita, funcional, atualizada e amigável. A distro contava com um ambiente de trabalho próprio,  o Consort, é um artwork de se tirar o chapéu.


Para a segunda versão da distro ficou acertado que seriam utilizados pacotes próprios e que ela deixaria a base Debian para se tornar independente. O gerenciador de pacotes foi trocado para o PiSi do Pardus é o Consort estava sendo portado para GTK3. Ficou claro que o passo que foi dado era muito maior do que aquele para o qual o projeto estava preparado. Não é pouco trabalho manter um repositório completo e desenvolver um ambiente de trabalho sozinho.


É realmente uma pena que uma das distros que eu estava aguardando com mais ansiedade para esse ano seja descontinuada por falta de colaboradores. Ao menos o desenvolvedor prometeu não se afastar do mundo do código aberto e disse que continuaria colaborando com outros projetos. Boa sorte para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário