domingo, 6 de outubro de 2013

W3C decide continuar com estudos para adicionar DRM ao padrão HTML

Apesar do posicionamento contrário de organizações como a EFF, a adição de DRM nos padrões HTML para execução de conteúdos em áudio e vídeo deu mais um passo a frente nessa semana. O diretor da W3C, organização que em tese deveria zelar pela liberdade no HTML, determinou que o DRM se mantenha no foco do grupo de estudos. Com isso a polêmica novidade pode vir como padrão já no HTML 5.1.

O DRM para execução de áudio e vídeo com proteção diretamente no HTML é uma bandeira levantada principalmente pela Netflix, que busca uma alternativa ao descontinuado Silverlight, mas não é difícil imaginar que existe pressão de Hollywood para que a ideia seja aprovada.

Conforme alerta a EFF, o precedente aberto por essa possível aprovação é terrível já que outros setores da indústria do copyright podem se sentir encorajadas - e com razão - a também buscarem proteção para seus produtos diretamente no HTML.

É muito triste que após nos vermos livres do Silverlight e do Flash tenhamos que aturar conteúdo protegido diretamente no código-fonte da página. E o pior: ter que aceitar calados quando a Hollywood nos disser que está seguindo o padrão determinado pela W3C.

Fonte: https://www.eff.org/deeplinks/2013/10/lowering-your-standards

Nenhum comentário:

Postar um comentário