quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Execução em múltiplos processos chegará ao Firefox em breve



Os desenvolvedores da Mozilla começaram a trabalhar no recurso de execução de múltiplos processos pelo Firefox, como já faz o Chrome. O processo já havia sido iniciado em 2011, mas os desenvolvedores resolveram focar na melhoria da responsividade do navegador.


O desenvolvedor Bill McCloskey e vários outros estão trabalhando nessa iniciativa e dizem que a mudança trará diversos benefícios, como segurança – já que o recurso de sandbox poderá ser finalmente adicionado de forma efetiva, estabilidade – uma vez que utilizando processos separados, caso haja um problema com uma aba, ela será fechada e não todo o navegador, como ocorre hoje, e performance, já que as melhorias que podiam ser alcançadas com a responsividade já foram quase totalmente alcançadas.


O consumo de memória, que é um dos medos de muitos usuários, segundo o grupo deve permanecer o mesmo ou aumentar um pouco, já que os diversos processos utilizarão memória compartilhada. O entrave por enquanto fica por conta das extensões, que aparentemente não funcionam bem com a nova forma de trabalho do Firefox, mas a equipe já deixou claro que trabalhará duro para corrigir isso.


Como testar


Para testar o novo recurso do Firefox é bem simples:


  • Baixe o Firefox Nightly;

  • Crie um perfil novo (./firefox -P);

  • Digite about:config na barra de endereços e na tela que abrirá, altere a opção browser.tabs.remote para o valor True;

  • Reinicie o navegador.

Quando for reiniciado, o navegador deverá aparecer com as abas como na captura de tela que ilustra esse post, com o título da aba sublinhado, indicando que o recurso de multiplos processos está ativo. Nessa fase de desenvolvimento, os testes são muito importantes e qualquer feedback que você puder dar aos desenvolvedores será bem vindo.


E você, gosta ou não da ideia do Firefox mudar a atual forma de processo único para múltiplos processo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário