quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Primeiro leilão de energia solar no Brasil ocorreu no Nordeste

Enquanto se procuram soluções para os problemas energéticos do país através do sistema de usinas hidroelétricas, como a de Belo Monte, o governo do Pernambuco saiu na frente do restante do país e realizou no fim do ano passado o primeiro leilão de energia solar do país. A iniciativa havia sido apresentada na Rio+20


Em um resultado tímido perto do obtido em todo o ano de 2013 pelos leilões federais para energia eólica, que resultaram na contratação de mais de 4000MW, o leilão pernambucano contratou apenas 122MW de energia solar. No entanto os ativistas do meio ambiente acreditam que a iniciativa é pioneira e importante, podendo mostrar ao governo federal a importância dessa fonte renovável de energia.


O coordenador da campanha de clima e energia do Greenpeace Brasil é ainda mais otimista. Segundo ele se os leilões se tornarem anuais e as contratações se mantiveram na casa dos 122MW há a possibilidade de impulsionar a industria fotovoltaica no país e de atrair empresas do setor para o Brasil.


Lembrando que, conforme já foi dito, o governo federal tem preferido investir em energia eólica, que também é renovável e por ser mais difundida no país é relativamente mais barata que a solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário