terça-feira, 1 de março de 2011

Lançada Revista Espírito Livre #023

[caption id="" align="alignleft" width="240"] Capa Edição nº 23[/caption]

A capa deste mês de fevereiro traz uma frase que ilustra dois sentidos distintos do ato de navegar na web. A palavra “preciso” aponta para o sentido de necessidade e ao mesmo tempo no sentido de precisão. Explicado os dois aspectos que norteiam o tema, ficam algumas perguntas: É realmente necessário navegar na web? Alguns especialistas dizem que sim, outros que não. E esse ato de navegar, é preciso? É delineado e sem problemas ou desvios pelo caminho? Tal tema nos leva a refletir algumas verdades que nos são ditas quase todos os dias, sobre neutralidade na rede, sobre anonimato, sobre a função de nossos navegadores, a seriedade de alguns locais para visitar, entre outros. A web, hoje, coloca a disposição dos internautas, o que há de melhor (e pior) no que diz respeito a informação, tecnologia, culturas e o que mais se pode imaginar. A possibilidade de ter acesso a todo o tipo de informação abre horizontes e mares para curiosos e também abre precedentes para criminosos, como toda sociedade. É preciso entender, bem como separar o “joio do trigo”.

 

O Entrevistado deste mês é, Jonathan Xia, desenvolvedor da Mozilla Foundation. Em uma extensa entrevista, ele  revela os próximos passos do popular navegador Mozilla Firefox. Diante do mesmo tema, vários colaboradores e colunistas levantaram importantes questões que envolvem toda essa evolução da web.



Murilo Machado levanta algumas questões sobre as recentes polêmicas de bloqueio da Internet no Egito, Wilkens Lenon, aponta os caminhos e diretrizes para uma Internet livre. Paulo Teixeira fala sobre os Centros de Inclusão, Gilberto Sudré fala dos perigos reais encontrados no mundo virtual, já Hailton Lemos levanta as similaridades entre a biologia e as redes sociais, que são a grande “febre” da web.  Aline Abreu questiona até que ponto pode se haver liberdade na Internet.

O download da Revista é totalmente gratuito e pode ser realizado através do site oficial.
Este artigo esta sob Licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 3.0). Como determina os produtores da Revista Espírito Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário