quinta-feira, 8 de maio de 2014

LXQt, união do Lxde com o Razor-Qt, lança o primeiro beta

Primeiro beta do LXQt


No ano passado foi anunciado a fusão dos ambientes gráficos Lxde-qt e Razor-qt. Nessa semana foi anunciada a primeira versão beta do LXQt, resultante do trabalho conjunto das duas equipes.


O projeto conta praticamente com o visual do Razor-Qt, mas aplicativos e módulos de configurações do Lxde portados. Aplicativos como o gerenciador de arquivos PCManFM foram portados para Qt5, para melhor se integrar ao novo ambiente.


Entre as novidades estão a arquitetura modular, que permite que serviços do ambiente gráfico sejam substituídos por outros de terceiros, sem afetar o restante do sistema, opções de configuração de tela, de teclado e associação de arquivos, suporte melhorado ao Systemd, além de suporte experimental ao Raspberry Pi e parcial ao FreeBSD.


Em um futuro próximo os desenvolvedores pretendem adicionar suporte ao Wayland. A tarefa deve ser facilitada pelo fato do ambiente ser feito com o framework Qt5 e pela provável ajuda que virá do projeto Mauí, criadores do Hawaii, primeiro ambiente gráfico que teve suporte ao Wayland.


Se quiser testar a novidade, a maioria das distros já tem repositórios com o ambiente gráfico:


O vídeo tour abaixo tem áudio em francês, mas você pode ver o LXQt em ação:



Página Oficial do LXQt

Nenhum comentário:

Postar um comentário