quinta-feira, 8 de maio de 2014

Hardware opensource do KDE morreu antes de nascer


Foto do post por Luís Honrado - licença CC-BY-2.0.

No começo do ano nós falamos do Improv, o projeto de hardware de código aberto que estava sendo dirigido por membros do KDE. Apenas três meses depois o cenário parece diferente e o Improv dificilmente se tornará realidade.

A ideia inicial era que as primeiras unidades fossem enviadas em Janeiro, depois o prazo passou para Março, mas até o presente momento nenhum dos clientes que reservaram uma unidade recebeu a mercadoria.

O motivo é ainda mais triste: parece que o interesse no Improv foi tão baixo que o número de peças solicitadas em pré-venda não é suficiente nem para justificar o começo da produção. Segundo o Phoronix, o último número não oficial diz respeito que são menos de 300 reservas.

Ainda que os responsáveis do projeto consigam aumentar o número de reservas o projeto dificilmente acontecerá, já que um dos fornecedores de peças, a QiMod, deixou de trabalhar com o time do Improv por conta da demora em atingir a meta mínima.

O projeto segue um destino triste e desacreditado, já que os desenvolvedores não se manifestam nem para enterrá-lo, nem para declarar que o Improv está vivo: a página no fórum que serviria para atualizar os clientes não recebe um anúncio oficial há meses.

Um fim triste para uma grande iniciativa.


Atualização

Só faltava o comunicado oficial e ele foi feito: o Improv e, consequentemente o Vivaldi - tablet do KDE, está morto.

Saiba mais: http://aquita.espacoliberdade.blog.br/post/90556790757/projeto-de-hardware-de-codigo-aberto-do-kde-anuncia

Nenhum comentário:

Postar um comentário